English

Linhas de Luz

VOLTAR

Em uma Fonte de Luz Síncrotron, as Linhas de Luz são as estações experimentais onde os materiais são analisados. Elas são como microscópios complexos que acondicionam e focalizam a radiação síncrotron, para que ela ilumine as amostras em estudo e permita a observação de seus aspectos microscópicos.

LINHAS DE LUZ
STATUS
TÉCNICA PRINCIPAL
FAIXA DE ENERGIA
FONTE
XRD1
Aberta
Difração de Raios X em Policristais
5,5 a 14 keV
D12A

A Linha de Luz XRD1 é uma estação experimental dedicada a analises por difração de raios X em policristais na faixa de energia dos raios X duros (de 5,5 a 14 keV). A linha se dedica à determinação de parâmetros estruturais de amostras policristalinas, com aplicações em física, química, ciência e engenharia de materiais, geociências e ciências do ambiente, farmacologia e biologia. A linha também permite estudos em um amplo espectro de temperaturas (100 a 1070 K).

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1133
E-mail da Linha de Luz: xrd1@lnls.br

 

Coordenação: Alexandre Magnus Gomes Carvalho
Telefone: +55 19 3517 5137
E-mail: alexandre.carvalho@lnls.br

 

PGM
Aberta
Espectroscopia de Raios X Moles
100 a 1500 eV
U11A

A Linha de Luz PGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia de Raios na região do dos raios X moles (100 a 1500 eV), com aplicações no estudo de propriedades elétricas, magnéticas e estruturais de materiais. A linha é bem equipada com instalações de preparo in-situ, tornando-a adequada para ciência de superfície e caracterização de filmes finos. Ainda, a PGM oferece instrumentação para microscopia e fotoemissão em líquidos.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1146

 

Coordenação: Julio Criginski Cezar
Telefone: +55 19 3512 1292
E-mail: julio.cezar@lnls.br

 

XPD
Aberta
Difração de Raios X em Policristais
6 a 12 keV
D10B

A Linha de Luz XPD é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração de Raios X em Policristais cobrindo a faixa de energia de 6 a 12 keV. No entanto, a energia é fixada em 8 keV (em que se tem fluxo máximo), sendo alterada apenas para experimentos de espalhamento anômalo ou para se eliminar o efeito de fluorescência em amostras contendo certos elementos, como Fe, Cu e Co. A linha de luz é focada em estudos estruturais de materiais cristalinos e nanocristalinos e é capaz de executar tanto experimentos em alta resolução como experimentos in situ mais rápidos sob condições não-ambiente.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1131
E-mail da Linha de Luz: xpd@lnls.br

 

Coordenação: Cristiane Barbieri Rodella
Telefone: +55 19 3512 1040
E-mail: cristiane.rodella@lnls.br

 

XRD2
Aberta
Difração e Espalhamento de Raios X
3 a 17 keV
D10A

A linha de luz XRD2 é uma estação experimental multi-propósito dedicada a experimentos de espalhamento e difração na faixa de raios X duros (5 a 15 keV). A estrutura cristalina e mesoscópica de amostras bem diferentes pode ser investigada nessa linha, indo desde mono-cristais a filmes finos e camadas moleculares em superfícies de líquidos. Alguns dos experimentos usuais são difração múltipla em mono-cristais; reflectometria de raios X, mapeamento do espaço recíproco e análise de tensão residual em filmes finos (epitaxiais, policristalinos ou texturados); espalhamento e difração em incidência rasante (GISAXS e GID) em nanopartículas suportadas ou interfaces gás/líquido; e identificação de fases e perfil de profundidade em ligas metalúrgicas.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1130
E-mail da Linha de Luz: xrd2@lnls.br

 

Coordenação: Marcio Medeiros Soares
Telefone: +55 19 3512 1051
E-mail: marcio.soares@lnls.br

 

XRF
Aberta
Microscopia por Fluorescência de Raios X
5 a 20 keV
D09B

A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV). O foco desta linha de luz está na determinação e mapeamento de elementos químicos traço em amostras com aplicações em química analítica, biomedicina, geoquímica ambiental e ciência dos materiais.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1129

 

Coordenação: Carlos Alberto Perez
Telefone: +55 19 3517 5081
E-mail: carlos.perez@lnls.br

 

XDS
Aberta
Difração e Espectroscopia de Raios X
5 a 30 keV
W09A

A Linha de Luz XDS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração e Espectroscopia de Raios X na região dos raios X duros (5 a 30 keV). A linha foca na determinação da estrutura atômica, eletrônica e magnética de materiais com aplicações em física da matéria condensada, química, geociências, entre outras. Diversos ambientes de amostra estão disponíveis na linha XDS: células de alta pressão para submeter as amostras até 80 GPa, campos magnéticos de 6T para experimentos de difração, criostato para temperaturas até 1,8K e fornos para temperaturas até 1200K.

 

Coordenação: Narcizo Marques de Souza Neto
Telefone: +55 19 3512 1051
E-mail: narcizo.souza@lnls.br

 

XAFS2
Aberta
Espectroscopia por Absorção e Fluorescência de Raios X
3,5 a 17 keV
D08B

A Linha de Luz XAFS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (3.5 a 17 keV). Esta linha é utilizada para o estudo de estruturas em nível atômico assim como das propriedades eletrônicas e magnéticas da matéria, com aplicações numa grande variedade de campos científicos como física molecular e atômica, química, biologia, ciências da terra e do meio ambiente, e patrimônio cultural. Outras técnicas experimentais disponíveis nesta linha incluem espectroscopia por fluorescência de raios X, luminescência óptica excitada por raios X, refletividade, e absorção combinada com difração de raios X.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1246
E-mail da Linha de Luz: xafs2@lnls.br

 

Coordenação: Gustavo de Medeiros Azevedo
Telefone: +55 19 3518 3192
E-mail: gustavo.azevedo@lnls.br

 

SGM
Fechada
Espectroscopia de Raios X Moles
250 a 1200 eV
D08A

A Linha de Luz SGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de espectroscopia de raios X moles na faixa de energia de 250 a 1200 eV. Técnicas disponíveis nesta linha incluem espectroscopia eletrônica de superficies e espectroscopia de absorção de elementos de baixo número atômico e de metais de transição leves com aplicações em física atômica e molecular, ciências de superfícies e materiais e física da matéria condensada.

 

Coordenação: Tulio Costa Rizuti da Rocha
Telefone: +55 19 3512 1292
E-mail: tulio.rocha@lnls.br

 

IMX
Aberta
Microtomografia de Raios X
4 a 20 keV
D06B

A Linha de Luz IMX é uma estação experimental dedicada a técnicas de Tomografia de Raios X. A IMX é capaz de obter imagens em raios x usando uma combinação de modalidades de imageamento por absorção, fase e campo escuro. Esta linha de luz pode operar tanto com feixe rosa, com espectro de energia entre 4 e 20 keV, como com feixe monocromático. Aplicações incluem a análise da estrutura interna de fósseis e rochas, a descrição geométrica e quantificação de porosidade e permeabilidade de materiais, e a estrutura e características de células.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1142
E-mail da Linha de Luz: imx@lnls.br

 

Coordenação: Nathaly Lopes Archilha
Telefone: +55 19 3512 1281
E-mail: nathaly.archilha@lnls.br

 

DXAS
Aberta
Espectroscopia Dispersiva por Absorção de Raios X
5 a 14 keV
D06A

A linha de luz DXAS é uma estação experimental dedicada a técnica de espectroscopia dispersiva de absorção de Raios X (acrônimo para DXAS), em raios X duros, no intervalo de 5 a 14 keV. A peculiaridade dessa linha de luz é a capacidade de coletar espectros de absorção, com uma determinada banda de energia, sem qualquer movimentação mecânica dos seus elementos ópticos. A DXAS é especialmente apropriada para detectar sinais pouco intensos em experimentos de XANES (Espectroscopia de Estrutura Fina de Absorção de Raios X), XMCD (Dicroísmo magnético circular de Raios X) e para rastrear reações químicas dependentes do tempo.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1141

 

Coordenação: Gustavo de Medeiros Azevedo
Telefone: +55 19 3518 3192
E-mail: gustavo.azevedo@lnls.br

 

TGM
Fechada
Espectroscopia de Ultravioleta
3 a 330 keV
D05A

A linha de Luz TGM é uma estação experimental que opera na região do ultravioleta e ultravioleta de vácuo, cobrindo a faixa de energia de 3 a 330 eV (400 a 4 nm). Esta linha é uma ferramenta muito importante na investigação da estrutura eletrônica e das propriedades óticas de sólidos (orgânicos e inorgânicos); do comportamento de moléculas e seus subprodutos em estudos de interesse ambiental, atmosférico, astrofísico, astroquímico e astrobiológico; na dosimetria e degradação, em baixa energia, de polímeros, etc.

 

Coordenação: Douglas Galante
Telefone: +55 19 3517 5081
E-mail: douglas.galante@lnls.br

 

XAFS1
Fechada
Espectroscopia por Absorção e Fluorescência de Raios X
4 a 23 keV
D04B

A linha XAFS1 é dedicada a técnica de absorção de raios-x duros na faixa de 4 a 23 keV. Esta técnica permite o estudo da estrutura atômica da matéria assim como suas propriedades eletrônicas e magnéticas, com aplicações na física atômica e molecular, química, geociências e biologia. As técnicas disponíveis nesta linha incluem espectroscopia por XANES e EXAFS .

 

Coordenação: Gustavo de Medeiros Azevedo
Telefone: +55 19 3518 3192
E-mail: gustavo.azevedo@lnls.br

 

SXS
Aberta
Espectroscopia de Raios X Tender
1 a 5 keV
D04A

A Linha de Luz SXS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Absorção de Raios X e Espectroscopia de Fotoelétrons na região dos raios X moles (1 a 5 keV). SXS dedica-se ao estudo da estrutura eletrônica, magnética e geométrica de materiais com aplicações em física atômica e molecular, química analítica e ciências ambientais e da terra. Outras técnicas experimentais disponíveis incluem Dicroísmo Magnético de Raios X e Espectroscopia Auger Ressonante .

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1138

 

Coordenação: Flavio Cesar Vicentin
Telefone: +55 19 3512 1036
E-mail: flavio.vicentin@lnls.br

 

IR1
Aberta
Nanoespectroscopia de Infravermelho
700 $\rm cm^{-1}$ a 3000 $\rm cm^{-1}$
D03A

A linha de luz IR1 é uma estação experimental dedicada à nano-espectroscopia de infravermelho (nano-FTIR) na faixa de infravermelho médio (mid-IR). Seu principal propósito é a análise de propriedades opto-químicas da matéria condensada na nano-escala. De forma análoga à estabelecida espectroscopia de infravermelho (FTIR), a nano-FTIR é capaz de identificar e caracterizar um composto químico por meio de sua resposta vibracional, no entanto, com uma resolução espacial nanométrica. Além disso, por ser uma técnica baseada em óptica de campo próximo, a nano-FTIR pode ser aplicada em estudos ópticos em regime sub-difracional como plasmônica e fotônica.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3517 5157

 

Coordenação: Raul de Oliveira Freitas
Telefone: +55 19 3517 5060
E-mail: raul.freitas@lnls.br

 

SAXS2
Fechada
Espalhamento de Raios X a Baixos Ângulos
6 a 12 keV
D02A

A Linha de Luz SAXS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) na região dos raios X duros (6 a 12 keV) para o estudo da forma, tamanho e estrutura de materiais moles na nanoescala com tamanhos variando entre 1 e 100 nanômetros com aplicações em Bilogia Molecular, Medicina, Ciências da Vida, Química e Ciência dos Materiais.

 

Coordenação: Florian Edouard Pierre Meneau
Telefone: +55 19 3512 1132
E-mail: florian.meneau@lnls.br

 

SAXS1
Aberta
Espalhamento de Raios X a Baixos Ângulos
8 keV
D01B

A linha de luz SAXS1 é dedicada ao espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS, na sigla em inglês), operando em uma energia fixa de 8 keV. Ela foca em investigações estruturais de materiais e amostras biológicas, na escala de nanômetros a micrômetros, com aplicações em ciência de matérias, química, géis, reologia, biologia estrutural, ciências ambientais e geociências.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1132

 

Coordenação: Florian Edouard Pierre Meneau
Telefone: +55 19 3512 1132
E-mail: florian.meneau@lnls.br

 

MX2
Aberta
Cristalografia de Macromoléculas
5 a 15 keV
W01A

A Linha de Luz MX2 é uma estação experimental dedicada a Cristalografia de Macromoléculas na região dos raios X duros (5 a 15 keV) com fluxo máximo a 8,5 keV. A estação está disponível para a obtenção convencional de dados por comprimento de onda único, assim como para experimentos de difração anômala por comprimento de onda único ou múltiplo.

Telefone da Linha de Luz: +55 19 3512 1245

 

Coordenação: Ana Carolina de Mattos Zeri
Telefone: +55 19 3518 2948
E-mail: ana.zeri@lnls.br