English
Diretrizes para Submissão de Propostas

Com instalações abertas, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) atende gratuitamente pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejem utilizar as estações experimentais do Laboratório para a realização de suas investigações.

Importante: O processo de submissão de propostas descrito a seguir aplica-se apenas a pesquisas de domínio público realizadas por pesquisadores acadêmicos brasileiros ou estrangeiros ou por Usuários Industriais que não desejem pleitear proteção intelectual para suas pesquisas. Os usuários industriais interessados em pesquisas proprietárias seguem um processo diferente. Clique aqui para saber mais.

PROCESSO PARA SUBMISSÃO DE PROPOTAS

As propostas de pesquisa padrão são submetidas através do sistema SAU Online em dois períodos dentro do ano, dependendo da linha de luz ou área de pesquisa. Outros tipos de envio de propostas também estão disponíveis e podem ser verificados abaixo em “Tipos de Propostas”.

Antes de submeter uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem no site as linhas de luz, serviços e tecnologias disponíveis, assim como recomendações específicas para o preparo de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de submissão de proposta de pesquisa.

Linhas de Luz: Verifique as linhas de luz disponíveis aqui.

Laboratórios de Apoio: Verifique os laboratórios de apoio disponíveis aqui. É possível apresentar uma proposta para  utilização dos laboratórios de apoio, ou sua utilização pode ser indicada na submissão de uma proposta para a linha de luz.

Importante: É altamente recomendável entrar em contato com o responsável e/ou coordenador da linha de luz e discutir a proposta de pesquisa antes da submissão, especialmente para novos usuários.

 

Uma vez agendada a proposta, o Contato Local é a pessoa de referência no LNLS designada para interagir com os Usuários durante a preparação e execução dos experimentos. A interação entre os Usuários e o Contato Local pode ser basicamente de dois tipos:

  • Equipe de Especialistas: A equipe dos usuários tem experiência com a técnica e pessoal suficiente para realizar o experimento e a análise por si só. Neste caso, o Contato Local ajudará os usuários a configurar e iniciar os experimentos, fornecendo as informações necessárias sobre a linha de luz. O Contato Local pode ajudar os usuários com qualquer problema na linha de luz e pode ser contatado diretamente ou por telefone durante o horário normal de trabalho. A assistência técnica é fornecida, mas não há envolvimento científico neste modo de interação.
  • Colaboração: A equipe de Usuários convida alguém da equipe do LNLS como Colaborador para participar do experimento proposto. Normalmente, o funcionário compõe a equipe e aparece no Formulário de Submissão da Proposta de Pesquisa. O colaborador atua como o Contato Local e fornecerá a ajuda necessária durante todo o experimento. É fornecida assistência técnica e ocorre envolvimento científico, eventualmente incluindo análise de dados, relatórios e publicações compartilhadas.

CHAMADOS DE SUBMISSÂO DE PROPOSTAS

As propostas de pesquisa padrão são submetidas através do sistema SAU Online em dois períodos dentro do ano, dependendo da linha de luz ou área de pesquisa. Outros tipos de envio de propostas também estão disponíveis e podem ser verificados abaixo em “Tipos de Propostas”.

Confira os Chamados de Submissão de Propostas atualmente disponíveis abaixo:

RECEBA NOSSAS COMUNICAÇÕES

Os chamados para envio de propostas são anunciados através deste site e lista de e-mails de usuários registrados no sistema SAU Online. Usuários e pesquisadores também podem receber nossas comunicações inserindo seu e-mail no formulário abaixo. Os anúncios incluem a abertura de propostas de submissões e inscrição para eventos.

  • Insira seu endereço de e-mail para receber as comunicações do LNLS.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

TIPOS DE PROPOSTAS

Existem quatro possíveis formas de submissão de propostas de pesquisa: Proposta de Pesquisa Padrão (STD – Standard Research Proposal), Proposta de Acesso Rápido (FTA – Fast Track Acess), Proposta de Longo Prazo (LTP – Long Term Proposal) e Proposta de Acesso Rápido Industria (IRA – Industry Rapid Access).

PROPOSTA DE PESQUISA PADRÃO (STD)

Este é o procedimento padrão para obter acesso às linhas de luz do LNLS e aos laboratórios de apoio. Os usuários solicitam tempo de uso para um experimento específico em uma determinada linha de luz. As propostas seguem o processo normal de avaliação e o tempo de realização pode ser dividido em mais de uma rodada.

Após cada rodada experimental, a equipe de usuários fornece um relatório experimental e outros feedbacks.

Os resultados publicados devem reconhecer a linha de luz/instalação, Laboratório Nacional e CNPEM, e uma cópia de cada artigo ou tese deve ser encaminhada à  diretoria do LNLS e à biblioteca do CNPEM.

Usuários do Brasil e da América Latina recebem auxílio para realizar os experimentos.

PROPOSTA DE ACESSO RÁPIDO (FTA)

Esta modalidade de submissão visa melhorar o acesso às linhas de luz do LNLS para experimentos que exigem pouca preparação e envolvem amostras e questões de segurança simples em configurações de linhas de luz padrão.

Destina-se a usuários que já possuem experiência na técnica exigida. A equipe ou proponente principal já deve ter tido uma proposta aprovada e aceita nas linhas de luz do LNLS.

Pode ser utilizado para completar e/ou complementar resultados experimentais para a conclusão de publicações científicas e/ou trabalhos de teses.

Regras especificas:

  • Submissões a qualquer momento.
  • As propostas são avaliadas individualmente dentro de 2 a 3 semanas após a submissão. Os membros do Comitê de Avaliação de Propostas podem ser chamados como avaliadores ad-hoc para uma avaliação rápida.
  • Tempo de realização alocado entre 3 a 10 semanas após a submissão (dependendo da disponibilidade).
  • Após cada rodada experimental, o grupo de usuários fornece um relatório experimental.
  • Os resultados publicados devem reconhecer a linha de luz/instalação, Laboratório Nacional e CNPEM, e uma cópia de cada artigo ou tese deve ser encaminhada à diretoria do LNLS e à biblioteca do CNPEM.
  • Não é concedido financiamento para viagem, alojamento e refeição.

A direção do LNLS decidirá a quantidade de tempo de feixe FTA alocado para cada linha de luz:

  • Alocação de tempo de feixe FTA pode ser diferente para cada linha de luz.
  • Nem todas as linhas de luz receberão propostas FTA.
  • Os experimentos podem ser feitos remotamente, com envio de amostras e uso de serviço online (não disponível em todas as linhas de luz).

PROPOSTA DE LONGO PRAZO (LTP)

Esta modalidade de submissão visa estabelecer um compromisso de longo prazo por parte do LNLS para fornecer tempo de feixe em uma ou mais linhas de luz por um período de dois anos. O principal critério é a excelência científica do projeto. No entanto, alguns critérios adicionais devem ser considerados:

  • Compromisso do grupo proponente quanto a uma contribuição em termos de recursos financeiros, técnicos e/ou humanos.
  • Um benefício identificável para os programas científicos e de usuário do LNLS e para a(s) linha(s) de luz envolvida(s) em relação a nova técnica, nova instrumentação e novas possibilidades de experimentos para a linha de luz.
  • Envolvimento de outras instalações abertas do CNPEM (LNNano, LNBio, LNBR), tanto quanto possível. Esse envolvimento pode ser, por exemplo, na preparação e/ou caracterização de amostras, bem como na utilização de métodos analíticos complementares.

Regras específicas:

  • Convite anual à submissão de propostas.
  • Apenas uma ou duas propostas por vez para cada linha de luz.
  • Comitê ad-hoc formado pela Direção Científica, incluindo membros selecionados do Comitê de Avalição de Propostas.
  • O Comitê pode solicitar avaliadores ad-hoc externos.
  • Relatório anual.
  • Financiamento a ser discutido e contrato a ser formalizado.

PROPOSTA DE ACESSO RÁPIDO INDÚSTRIA (IRA)

Do mesmo modo da submissão tipo FTA, a IRA foi projetada para melhorar o acesso às linhas de luz do LNLS para experimentos que exigem pouca preparação e envolvem amostras e questões de segurança simples em configurações de linha de luz padrão. Os usuários industriais já devem ter alguma experiência na técnica exigida. O financiamento não é fornecido, e os custos devem ser discutidos dependendo da necessidade de auxílio de um especialista do LNLS durante os experimentos e no manuseio dos dados.

Regras específicas:

  • Submissões a qualquer momento.
  • As propostas são revisadas individualmente dentro de 2 a 3 semanas após a submissão.
  • Tempo para realização alocado dentro de 5 a 10 semanas após a submissão (dependendo da disponibilidade).

A direção do LNLS decidirá a quantidade de tempo de feixe alocado ao IRA para cada linha de luz:

  • Alocação de tempo de feixe IRA pode ser diferente para cada linha de luz.
  • Nem todas as linhas de luz receberão propostas IRA.
  • Os experimentos podem ser feitos remotamente, com envio de amostras e uso de serviço online (não disponível em todas as linhas de luz).

SUBMISSÃO DE PROPOSTA

Para iniciar o processo de submissão de propostas, o usuário deve estar cadastrado no portal SAU Online. Para criar uma nova conta no portal, o usuário deve clicar em “Create a new SAU Online Account”. Em seu primeiro acesso, o usuário deve fornecer informações pessoais e profissionais. A inscrição só é exigida no primeiro acesso e pode ser feita independentemente do período de submissão de propostas. As informações fornecidas podem ser atualizadas a qualquer momento.

Uma vez cadastrado no portal SAU Online, o usuário deve clicar em “Submit a new Proposal” e seguir as instruções para preencher o Formulário de Proposta de Pesquisa.

Todas as propostas devem ser escritas em inglês.

Importante: É incentivada a inclusão de alunos (mestrado, doutorado, etc.) nas propostas. No entanto, os alunos não podem apresentar uma proposta sem um pesquisador sênior como investigador principal. Se a proposta for apresentada por um aluno de doutorado, ela deve conter um pesquisador sênior, de preferência o orientador do aluno como pesquisador principal.

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PESQUISA

O Formulário de Proposta de Pesquisa é o documento principal que descreve a proposta, seus objetivos e experimentos. Abaixo, são apresentadas instruções para preenchimento do Formulário de Proposta de Pesquisa.

  • Esta é continuação de uma proposta anterior?
    Se este trabalho é a continuação de trabalho feito sob uma proposta anterior, forneça o número da proposta e indique as modificações feitas entre elas. Caso contrário, vá para a próxima etapa.
  • Motivação Científica
    Forneça as motivações científicas gerais e específicas. Informe de forma clara o objetivo do experimento proposto junto da motivação da proposta presente.
  • Resultados Esperados
    Descreva os resultados esperados, sua relevância técnica ou científica, e como eles se relacionam com trabalhos existentes.
  • Caracterização Anterior
    Informe resultados de trabalho preliminar executado com radiação síncrotron ou outro método. Caso não haja caracterização anterior, justifique.
  • Método Experimental
    Esta sessão deve detalhar o tipo de medida a ser realizada, a técnica de luz síncrotron a ser utilizada, incluindo a configuração experimental e o ambiente da amostra.Se alguma instrumentação específica será usada, ela também precisa ser especificada nesta seção. Questões sobre a viabilidade (técnica ou de segurança) dos experimentos devem ser resolvidas com a equipe do LNLS antes da submissão das propostas.Em particular, é preciso mencionar as condições de ambiente da amostra (faixa de temperatura, pressão de vácuo, campo magnético ou outro parâmetro importante do experimento) e o número de amostras a serem medidas. Questões de segurança das amostras são preenchidas independentemente no formulário de amostra e segurança.
  • Justificativa do tempo de feixe requerido
    Baseado no número de amostras e na estratégia do experimento, justifique o tempo de feixe necessário.
  • Tempo alocado solicitado
    Com base no número de amostras e na estratégia do experimento, justifique o tempo necessário.
  • Referências
    Sua proposta deve conter algumas referências relevantes, ou seja, mantenha o número de referências ao mínimo, mas indique a literatura adequada. Três a cinco referências devem ser suficientes, incluindo trabalhos anteriores no mesmo sistema.

FORMULÁRIO DE AMOSTRA E SEGURANÇA

O Formulário de Amostra e Segurança é o documento que descreve as amostras e preocupações de armazenamento e segurança relacionadas. Preenchido online no portal SAU online.

  • Forneça detalhes sobre fórmulas químicas, apresentação da amostra, arquivos MSDS etc.;
  • Descreva todas as amostras, inclusive amostras de referência padrão;
  • Descreva explicitamente qualquer perigo associado às amostras;
  • Indique todas as necessidades de preparação de amostra;
  • Em caso de dúvida, entre em contato com o coordenador da linha de luz ou responsável pela segurança.

Importante: Se, após a aprovação da sua proposta de pesquisa, for necessário trazer alguma amostra diferente das informadas na proposta, preencha o formulário de segurança específico e encaminhe para sau@cnpem.br para nova avaliação de segurança.