English
Sala de Imprensa

Caro Jornalista,

Aqui você tem acesso a diversas informações sobre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Notícias diversas sobre o Laboratório podem ser encontradas através do menu principal acima ou clicando aqui. Abaixo você poderá encontrar uma relação de notícias publicadas na imprensa assim como vídeos de reportagens sobre o LNLS.

A Assessoria de Comunicação do LNLS poderá auxiliá-lo ainda com:

CONTATO E CADASTRO

Se desejar entrar em contato com a Assessoria de Comunicação ou se cadastrar na lista de Imprensa do LNLS, preencha o formulário abaixo:

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

BOILERS

SOBRE O LNLS

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O LNLS é responsável pela operação da fonte de luz síncrotron Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Esse tipo de laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento. 

O Sirius funcionará como uma instalação aberta e multiusuário, à disposição da comunidade científica brasileira e internacional, fornecendo infraestrutura de ponta para a realização de centenas de pesquisas acadêmicas e industriais a cada ano, por milhares de pesquisadores. 

Por meio dessas pesquisas, o Sirius contribuirá para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como o desenvolvimento de medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e outras tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras aplicações, com potencial para gerar grandes impactos econômicos e sociais. 

SOBRE O CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI).

O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras.

As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares envolvidos no surgimento e na progressão do câncer, doenças cardíacas e do neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combate de bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de óleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.

LNLS NA IMPRENSA

Por UOL em 30/05/2021 Marcella Duarte Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e do Instituto de Biologia Estrutural (IBS), da França, estão tentando desve…

EPTV traz detalhes sobre o acelerador de partículas do CNPEM
O post CNPEM é o maior infraestrutura da ciência brasileira apareceu primeiro em CNPEM.

Por G1 Globo em 25/05/2021 A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (Espem) está com inscrições abertas até 13 de junho para um curso virtual gratuito que explora a tecnologia dos aceleradores de partículas e introduz as pesquisas rea…

Por UOL, 18/5/2021 Filme “O Vingador do Futuro” (1990) mostra futuro distópico em Marte Imagem: Reprodução Quando se fala em vida fora da Terra, a primeira possibilidade que vem à mente dos cientistas é Marte, o mais parecido com o n…