Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Sala de imprensa

VOLTAR

Caro Jornalista,

Aqui você tem acesso a diversas informações sobre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Notícias diversas sobre o Laboratório podem ser encontradas através do menu principal acima ou clicando aqui. Abaixo você poderá encontrar uma relação de notícias publicadas na imprensa assim como vídeos de reportagens sobre o LNLS.

Disponibilizamos também uma galeria com exemplos de fotos para serem utilizadas em publicações. Caso necessite de alguma dessas imagens em alta resolução, entre em contato com a Assessoria de Comunicação.

A Assessoria de Comunicação do LNLS poderá auxiliá-lo ainda com:

  • Sugestões de pesquisas e assuntos para matérias jornalísticas;
  • Agendamentos de entrevistas com o(s) profissional(is) do Laboratório mais capacitado(s) para atender à demanda;
  • Fornecimento de material de suporte (documentos e imagens), caso necessário;
  • Agendamento de datas para filmagem ou fotografia no LNLS e no campus do CNPEM; entre outras demandas.

Contatos da Assessoria de Comunicação:

  • Luciana Noronha Cintra De Oliveira | luciana.noronha@cnpem.br | (19) 3512-1107
  • Renan Picoreti | renan.picoreti@lnls.br | (19) 3512 1107

CONTATO E CADASTRO


Se desejar entrar em contato com a Assessoria de Comunicação ou se cadastrar na lista de Imprensa do LNLS, preencha o formulário abaixo:












 

 

BOILERS


Sobre o LNLS

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas (São Paulo), o LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz sincrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial. O sincrotron brasileiro possui hoje 18 estações experimentais – chamadas linhas de luz –, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética desde o infravermelho até os raios X.

O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

LNLS NA IMPRENSA