English
10 de Novembro de 2020

Pós-doutorado em Química Ambiental

VOLTAR

O projeto será desenvolvido por meio da colaboração entre docentes do Grupo de Química Ambiental do Instituto de Química da Unicamp, pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) e Laboratório de Biologia Celular e Molecular do CENA/USP (Piracicaba, SP). A proposta visa estudar a especiação, bioacumulação e biotransformação do Arsênio em duas cianobactérias quando expostas a um meio enriquecido com As(III)/As(V).


Pós-doutorado em Química Ambiental no Instituto de Química da Unicamp e Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS / CNPEM).

 

O projeto será desenvolvido por meio da colaboração entre docentes do Grupo de Química Ambiental do Instituto de Química da Unicamp, pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) e o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do CENA/USP (Piracicaba, São Paulo).

 

Sobre a vaga de Pós-Doutorado

O Grupo de Química Ambiental do Instituto de Química da Unicamp oferece uma bolsa de pós-doutorado até janeiro de 2022. A proposta visa estudar à especiação, bioacumulação e biotransformação do Arsênio em duas cianobactérias quando expostas a um meio enriquecido com As(III)/As(V). O objetivo principal é entender melhor o papel destes organismos presentes em lagoas alcalino-salinas do Pantanal (Brasil), que apresentam altas concentrações de As (até 3 mg/L), no ciclo biogeoquímico do As neste ecossistema.

Os diferentes tipos de amostras (meio de cultivo e células) serão analisadas utilizando uma combinação de diferentes técnicas analíticas: Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC) acoplada à irradiação UV on-line, Geração de Hidreto e Espectrometria de Fluorescência Atômica (HPLC-UV-HG-AFS), cromatografia liquida acoplada à espectrometria de massa em tandem por ionização por electrospray (LC-Electrospray-MS/MS) e radiação síncrotron  produzida por uma fonte de quarta geração. As análises por radiação síncrotron serão realizadas na linha de luz CARNAÚBA (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) da nova fonte de luz Sirius do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O candidato irá desenvolver protocolos específicos de preparação de amostras em concordância com as demandas desta linha de luz, bem como irá trabalhar com as modalidades sub-micrometricas das técnicas espectroscópicas de Fluorescência e Absorção de raios-X para analisar o Arsênio nas amostras que são objeto deste projeto. O cultivo das cianobactérias será realizado no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do CENA/USP.

Para atender a tal demanda, o pesquisador pós-doc deve apresentar familiaridade análises espectroscópicas por radiação sincrotron (XRF, XAS), experiência em química analítica em particular com técnicas tais como HPLC-HG-AFS, HPLC-MS/MS, e conhecimento prático em preparo de amostras.

 

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

 

Prazo de submissão de inscrições: 30/11/2020

E-mail para inscriçõesanne@unicamp.br

Pesquisador responsável: Anne Hélène Fostier

Solicita-se: i) Carta de Motivação, ii) CV com artigos publicados e evidenciando as habilidades para conduzir o projeto, iii) 2 cartas de referências, iv) resumo da tese de doutorado.