English
Organização

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação do Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras.

O LNLS abriga instalações multiusuários, abertas à comunidade científica brasileira e internacional, e fornece um sofisticado instrumental científico para a realização de centenas de pesquisas acadêmicas e industriais a cada ano, por milhares de cientistas.

ORGANOGRAMA

A equipe do LNLS é responsável pelo atendimento de usuários das instalações abertas do Laboratório, além de dedicar a programas de pesquisa e desenvolvimento internos em aplicações de luz síncrotron em áreas científicas estratégicas para o País.

DIREÇÃO

A Diretoria do LNLS tem como atribuição coordenar uma equipe de cerca de 200 pesquisadores, engenheiros e técnicos de forma, responsáveis por operar, manter e atualizar as linhas de luz da fonte de luz síncrotron Sirius e instrumentações associadas.

DIVISÕES

A equipe do LNLS é organizada em seis divisões: três divisões ligadas ao desenvolvimento da ciência das linhas de luz; uma divisão dedicada a todos aspectos do projeto e construção de linhas de luz; uma divisão responsável pela aquisição e processamento de dados das linhas de luz; e uma divisão ligada à operação e física dos aceleradores de elétrons.

COMITÊ CIENTÍFICO INTERNACIONAL

O Comitê Científico Internacional é formado por especialistas de grandes laboratórios síncrotron e pesquisadores de áreas correlatas, que se reúne regularmente para avaliar a operação do LNLS. O Comitê também é responsável por avaliar os projetos de melhoria da infraestrutura e os projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados pela equipe do laboratório.

OPORTUNIDADES

Se você é interessado por pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia e busca dinamismo e constante aprimoramento profissional faça parte de nossa equipe. Verifique nossas oportunidades e se candidate para a que melhor atender seu perfil.