English
Programas para Estudantes

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) participa dos Programas para Estudantes mantidos pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Esses programas são destinados a estudantes com bom rendimento acadêmico, e tem como objetivo capacitar recursos humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação. Os procedimentos para inscrição de candidatos estão disponíveis nas páginas de cada Programas.

Programa Bolsas de Verão (PBV)

O Programa Bolsas de Verão (PBV), realizado anualmente, estimula jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico a desenvolverem um projeto de pesquisa proposto por pesquisador do CNPEM. O PVB é destinado exclusivamente a estudantes matriculados em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo as Engenharias) e das Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe.

PROGRAMA UNIFICADO DE ESTÁGIOS (PUE)

O Programa Unificado de Estágios do CNPEM é direcionado a jovens, estudantes de nível técnico ou superior, criativos e inovadores que estejam buscando novos desafios e desenvolvimento. O foco do PUE é a aprendizagem e desenvolvimento dos estagiários através de atividades e projetos desafiadores.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica entre os estudantes de graduação nas diferentes áreas do conhecimento.