English
Oportunidades | 10 de Junho de 2021
Oportunidade de Doutorado Direto (FAPESP) no CNPEM e UNICAMP

Inscrições até 10/07 para oportunidade de Doutorado Direto (DD) com bolsa da FAPESP, em parceria entre CNPEM e UNICAMP.

O projeto Jovem Pesquisador “Abordagem multimodal para caracterizar catalisadores em operação” recebe inscrições até 10/07 para uma oportunidade de Doutorado Direto (DD) com bolsa da FAPESP.

O projeto é conduzido na nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com coordenação da Dra. Amélie Rochet. O candidato realizará o seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em química pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

A projeto terá como objetivos trabalhar na síntese e caracterização de catalisadores de metais nobres com forma e estrutura controladas, em particular nanopartículas core-shell. As mudanças estruturais nas nanopartículas catalíticas serão caracterizadas com novas técnicas de luz síncrotron, com caracterizações in situ/operando. Este projeto de pesquisa gerará uma nova metodologia para o monitoramento de catalisadores e abre uma nova rota para pesquisa e desenvolvimento de materiais com aplicações em diversos ramos da ciência.

Os candidatos devem ter sólida formação em Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou correlatas. É desejável capacidade de se comunicar em inglês, além de apresentar excelente desempenho acadêmico ao longo da graduação.

Os candidatos à bolsa devem enviar o currículo e carta de interesse na pesquisa para o e-mail amelie.rochet@lnls.br, até o dia 10 de julho de 2021. Os candidatos pré-selecionados na análise curricular serão chamados para entrevista individual.

A bolsa de Doutorado Direto fornecida pela FAPESP tem duração de 48 meses, com início imediato. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dd.