English
9 de Outubro de 2020

Oportunidade de Pós-Doutorado

VOLTAR

O projeto será desenvolvido através da colaboração entre docentes da IGCE/UNESPetro e Pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) voltados ao estudo da composição elementar de materiais heterogêneos e hierárquicos.


Vaga de Pós-Doutorado CNPEM e UNESP

O Programa de Formação de RH em Geociências aplicadas ao Petróleo IGCE/UNESPetro), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, torna publica a abertura das inscrições para processo seletivo para ingresso de bolsista de Pós-doutorado uma (1) vaga, no âmbito do edital ANP-PRH/FINEP. O projeto será desenvolvido através da colaboração entre docentes da IGCE/UNESPetro e Pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) voltados ao estudo da composição elementar de materiais heterogêneos e hierárquicos.

Sobre o projeto

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de procedimentos para análise pontual de elementos traços em minerais utilizando Luz Síncrotron e execução de medições em rochas carbonáticas afetadas por corpos ígneos (bacias de Santos e do Paraná).  O candidato realizará suas atividades na linha Carnaúba do Sirius. Esta linha trabalha com radiação na faixa raios X com alto grau de coerência, sendo possível realizar experimentos capazes de obter informações sobre estrutura, composição, morfologia e propriedades óticas do material em regiões com dimensões nanométricas. O candidato irá trabalhar na montagem, comissionamento e operação de um sistema de detecção de alta resolução baseado em cristais analisadores acoplados aos detectores de área mais modernos. O candidato terá acesso à o que existe de mais avançado em equipamentos para o desenvolvimento do “estado da arte” em técnicas micro- e nano-analíticas para o estudo de elementos traços usando raios X com luz síncrotron. Além disso, o candidato se envolverá na criação de estratégias eficientes para coleta e processamento dos dados medidos.

Para se inscrever, o candidato deve seguir as orientações presentes no edital disponível em:

http://unespetro.com.br/prh-40.html

Inscrições abertas até 20/11/2020