English

Notícias

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

 

 

Primeira volta de elétrons no segundo acelerador de partículas do Sirius

Nova fonte de luz síncrotron brasileira permitirá a realização de experimentos inéditos no País

No início da noite de 8 de março, quando o campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) já estava praticamente em silêncio, gritos de comemoração ecoaram pelos corredores do prédio do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira.

Em seu interior, a equipe responsável pela instalação dos aceleradores de partículas atingia mais um marco para a implantação do Sirius: a primeira volta completa de elétrons no segundo, dentre os seus três aceleradores: o booster. Trata-se de um equipamento finamente ajustado, ao longo do qual os elétrons devem percorrer uma trajetória com precisão micrométrica.

LEIA MAIS

Inscrições Abertas para WIRMS 2019

O 10th Workshop on Infrared Microscopy and Spectroscopy with Accelerator Based Sources será realizado de 23 a 27 de setembro

O evento internacional WIRMS 2019, promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) localizado no Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), irá destacar os últimos avanços em técnicas experimentais na faixa do infravermelho em fontes de luz síncrotron e lasers de elétrons livres. Além disso, o encontro reunirá cerca de 100 especialistas da área, incluindo usuários e pesquisadores.

LEIA MAIS

Inscrições abertas para workshop Synchrotron Techniques Under High Pressure (PRESSYNC)

O PRESSYNC acontece entre os dias 31 de julho e 02 de agosto de 2019

As inscrições estão abertas para o workshop Synchrotron Techniques Under High Pressure (PRESSYNC). 

O PRESSYNC acontece entre os dias 31 de julho e 02 de agosto de 2019, no campus do Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). PRESSYNC é um workshop satélite da 27th International Conference on High Pressure Science and Technology (AIRAPT27).

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a terceira edição da Escola Brasileira de Síncrotron

Escola será realizada de 15 a 26 de julho de 2019 no CNPEM, em Campinas, SP.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição da EBS - Escola Brasileira de Síncrotron: "Fundamentos e Aplicações", que será realizada de 15 a 26 de julho de 2019 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP.  Promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS, a escola compreenderá tanto conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron quanto a apresentação de técnicas e tecnologias específicas possíveis com o uso das fontes de luz.

A Escola busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. Com duração de duas semanas, a EBS terá aulas expositivas e práticas utilizando as instalações do LNLS.

Datas importantes:
  • Período das inscrições: 4 de fevereiro a 15  de março
  • Divulgação dos selecionados: a partir de 5 de abril
  • Data-limite para pagamento da taxa de inscrição: 24 de maio 
Consulte o website e saiba mais: http://pages.cnpem.br/ebs/

LEIA MAIS

Chamado especial para propostas para as linhas de luz do LNLS

A submissão está aberta de 10 de dezembro de 2018 a 10 de maio de 2019, e destina-se a complementar propostas avaliadas e executadas nos últimos dois anos.

Prezados usuários do LNLS,

Um chamado especial para propostas está aberto para as linhas de luz do LNLS listadas abaixo. Este chamado diz respeito ao tempo de feixe disponível durante o primeiro semestre de 2019, de 29 de janeiro a 31 de julho, com o objetivo de fornecer tempo de feixe para os usuários durante o período de transição entre as fontes de luz síncrotron UVX e Sirius.

O chamado destina-se apenas a complementar as propostas que foram avaliadas pelos Comitês de Avaliação de Propostas e que foram executadas nos últimos dois anos (2017 - 2018) nas linhas de luz do UVX.

A submissão de propostas está aberta de 10 de dezembro de 2018 a 10 de maio de 2019.

Esperamos que todos vocês aproveitem a oportunidade para complementar sua pesquisa em andamento nas linhas de luz do LNLS.

Atenciosamente,

Serviço de Apoio aos Usuários

SAU/CNPEM

 

LEIA MAIS

Cerimônia marca entrega da primeira etapa do projeto Sirius

Nova fonte de luz sìncrotron é a maior e mais complexa estrutura de pesquisa do País e será colocada à disposição de pesquisadores do Brasil e do exterior

O Presidente da República, Michel Temer, e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participaram na última quarta-feira (14) da cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Iniciado em 2012, o Sirius é o maior projeto da ciência brasileira, uma infraestrutura de pesquisa de última geração, estratégica para a investigação científica de ponta e para a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente. Será um laboratório aberto, no qual as comunidades científica e industrial terão acesso às instalações de pesquisa.

LEIA MAIS

Mais um prêmio para trabalho de membro do LNLS em conferência internacional

Premiada faz parte do grupo de detectores e trabalho é relacionado a nova fonte de luz sincrotron brasileira, Sirius

Debora de Paiva Magalhães, que faz parte do grupo de detectores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), recebeu o prêmio Didier Isabelle por melhor apresentação oral por um estudante no 14th International Symposium in Radiation Physics (ISRP-14), que ocorreu entre 7 e 11 de outubro em Córdoba, Argentina.

O evento é dedicado às tendências atuais na grande área da física de radiações com centenas de participantes de todo o mundo. O prêmio é dado em homenagem a Didier Isabelle, um dos fundadores da International Radiation Physics Society.

LEIA MAIS

Programa Bolsas de Verão do CNPEM recebe inscrições de estudantes universitários

Estudantes selecionados passarão janeiro e fevereiro de 2019 imersos na solução de desafios científicos e tecnológicos

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebe no período de 3 a 14 de outubro de 2018 inscrições de interessados em participar da 28ª edição do Programa Bolsas de Verão, destinado a estudantes de graduação universitária, matriculados em cursos de áreas das Ciências da Vida e Ciências Exatas de instituições de ensino localizadas em países da América Latina e Caribe. O Programa estimula jovens com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. Esta edição do Bolsas de Verão será realizada no campus do CNPEM em Campinas, interior de São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

LEIA MAIS

Yves Petroff assume direção do LNLS

Físico francês foi Diretor Geral do maior síncrotron europeu entre 1993 e 2001 e Diretor Científico do LNLS de 2009 a 2013

Em cerimônia realizada na manhã do dia 29 de agosto, Yves Pierre Petroff tomou posse do cargo de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). A nomeação do físico francês para a diretoria do LNLS foi aprovada pelo Conselho de Administração em julho, no entanto sua posse foi realizada após a conclusão da visita do Comitê Científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do qual Petroff faz parte.

Yves Petroff já foi diretor científico do LNLS de novembro de 2009 a março de 2013. Desde 2009, a diretoria do LNLS era ocupada por Antonio José Roque da Silva, que deixou o cargo para assumir a diretoria-geral do CNPEM.

LEIA MAIS

Novo Diretor Geral do CNPEM é empossado

Antonio José Roque da Silva assume direção do campus e continua à frente do Projeto Sirius

Em cerimônia de posse realizada na manhã do dia 12 de julho, Antonio José Roque da Silva assumiu a Diretoria-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Além das novas atribuições como Diretor-Geral, José Roque permanece na Diretoria do Projeto Sirius, nova fonte brasileira de luz síncrotron. A nomeação para o cargo foi aprovada pelo Conselho de Administração ao CNPEM após a indicação do Comitê de Seleção, composto majoritariamente por membros externos do Centro. José Roque passará sua cadeira de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a qual ocupava desde 2009, a Yves Petroff, físico francês que já foi diretor científico do LNLS, de novembro de 2009 a março de 2013.

LEIA MAIS

SALA DE IMPRENSA