English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

9 de Setembro de 2021

Os cursos do LNLS estão sendo desenvolvidos com foco em aspectos fundamentais para o uso das novas linhas de luz

Os cursos do LNLS estão sendo desenvolvidos com foco em aspectos fundamentais para o uso das novas linhas de luz. Os tópicos cobrem diversas áreas: conceitos físicos, preparação de amostras e, principalmente, processamento e análise dos dados adquiridos.

As aulas foram planejadas de forma a ajudar o usuário a sanar suas dúvidas, tornando sua experiencia na linha mais efetiva e proveitosa. As aulas são em formato de vídeo, em português com legenda em inglês, e contam com exercícios de assimilação. Dúvidas sobre as aulas podem ser encaminhadas por e-mail e serão respondidas pela equipe da linha de luz.

26 de Agosto de 2021

Os registros com submissão de resumos vão de 26 de agosto a 20 de setembro de 2021.

Inscrições abertas para a 31ª edição da Reunião Anual de Usuários (RAU) do LNLS de 2021. Promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, localizado no CNPEM, a 31ª edição do encontro será totalmente online entre os dias 8 e 11 de novembro de 2021.

Participantes interessados em submeter resumos deverão se inscrever até o dia 20 de setembro.

O encontro online tem como objetivo reunir pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta em áreas como Ciência de Materiais, Saúde e Farmacologia, Ciência Ambiental, Energia, Biotecnologia, Imagem de Raios X, Óleo e Gás, Química, entre outras.

A RAU é um importante fórum de discussão, avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento dos projetos de pesquisa a serem realizados na nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

16 de Agosto de 2021

O webdocumentário terá sete episódios que explicam os desafios para a construção do maior projeto da ciência brasileira, produzidos ao longo de quatro anos de acompanhamento.

9 de Agosto de 2021

Em 2021, o Grupo de Usuários do LNLS (LNLSUG) organizará pela primeira vez o Prêmio de Tese de Doutorado LNLSUG, para reconhecer trabalhos de pesquisa de destaque utilizando as instalações do LNLS.

O Grupo de Usuários do LNLS (LNLSUG) está organizando o primeiro Prêmio de Tese de Doutorado do LNLSUG para reconhecer o trabalho de pesquisa de pós-graduação que se destaca usando as instalações do LNLS. Para participar desta edição, a tese deve ter sido defendida com sucesso entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2021.

21 de Julho de 2021

Artigo, que faz parte da edição especial do Journal of Molecular Biology, revela detalhes inéditos do processo de maturação da principal protease do vírus Sars-CoV-2

Acaba de ser publicado o primeiro estudo com dados coletados por pesquisadores usuários do Sirius, a fonte de luz síncrotron de última geração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). O trabalho, publicado em uma edição especial do Journal of Molecular Biology revela detalhes do processo de maturação da principal protease do vírus SARS-CoV-2.

20 de Julho de 2021

A submissão de resumos está aberta até 20 de agosto.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do XAYNAN Workshop - International Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging. Organizado pelo LNLS/CNPEM, o encontro online acontecerá entre os dias 4 e 5 e outubro de 2021 pelo Zoom.

24 de Maio de 2021

A Escola oferece uma imersão no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico de fronteira do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI).

Professores das disciplinas Física, Química e Biologia podem se candidatar a 500 vagas na terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021), que será realizada de 26 a 30 de julho de 2021. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

As inscrições para a ESPEM 2021 estarão abertas até 13 de junho de 2021 para professores das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. Por uma semana, os professores que participarem se tornarão novamente alunos, em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula em que atuam.

4 de Maio de 2021

O novo acelerador de elétrons do CNPEM, organização supervisionada pelo MCTI, é uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do planeta.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza uma visita guiada online às instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro, como forma de celebrar o Dia Internacional da Luz, comemorado anualmente em 16 de maio. A visita virtual ocorre na segunda-feira, dia 17 de maio, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do CNPEM.

19 de Abril de 2021

As inscrições com submissão de resumos vão de 19 de abril a 23 de maio de 2021.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da conferência GRUN II - Groundwater Remediation using Nano/biotechnology with focus on the Contaminated Resources in Brazil. Organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, parte do CNPEM, em parceria com a Universidade de Teesside (UK) e o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas (CEPAS/USP), o evento será realizado totalmente online de 28 de junho a 2 de julho de 2021.

1º de Março de 2021

Regras reforçam o compromisso do CNPEM no atendimento à comunidade científica, buscando sempre assegurar a saúde dos usuários e de seus funcionários.

Durante o período de pandemia de COVID-19, o CNPEM tem adotado práticas excepcionais de atendimento aos seus pesquisadores-usuários, buscando reduzir a disseminação do coronavírus. Essas regras reforçam o compromisso do CNPEM no atendimento à comunidade científica, buscando sempre assegurar a saúde dos usuários e de seus funcionários.