English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

1º de Agosto de 2022

Inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir de 1º de agosto no site da Ilum; serão oferecidas 40 vagas, metade para alunos da rede pública

A Ilum Escola de Ciência abre nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, o período de inscrições para o processo seletivo do curso superior de Ciência e Tecnologia. Essa será a segunda turma do bacharelado, lançado no ano passado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As aulas para a primeira turma tiveram início em março último.

24 de Junho de 2022

Ambientes restritos, como os aceleradores do Sirius e demais laboratórios do CNPEM, agora podem ser explorados por visitantes pela internet

Agora é possível explorar, de forma imersiva, os mais diversos ambientes do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A plataforma digital CNPEM 360, lançada no dia 24 de junho, permite que visitantes de qualquer região do planeta, usando navegadores de internet instalados em computadores, smartphones e tablets, criem seus próprios roteiros de visitas pelos diversos laboratórios do Centro, que estão integrados em um campus de 500 mil metros quadrados em Campinas, interior de São Paulo.

31 de Maio de 2022

Inscrições vão até dia 31 de junho através do website.

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o Biophysics Latin America Mini-Course: In-situ SRCD, nano-FTIR and Coherent X-Ray diffraction as new experimental tools for Molecular and Cellular Biophysics, promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf). O curso será realizado presencialmente de 1 a 3 de setembro no campus do CNPEM em Campinas-SP, e é voltado para estudantes e cientistas em início de carreira interessados em biofísica.

23 de Maio de 2022

Professores de Física, Química e Biologia podem se inscrever de 23/05 até 10/07.

A quarta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) será realizada em formato virtual de 25 a 29 de julho de 2022 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

19 de Maio de 2022

Período de inscrições vai de 18 de maio a 1 de julho.

Promovida pelo LNLS/CNPEM, a 7th SAXS School acontecerá de 17 a 20 de setembro no Sirius, localizado no campus do CNPEM em Campinas, SP.

13 de Maio de 2022

Roteiro pelas  instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet no dia 16/05.

Assessoria de Comunicação em 12/05/2022

Roteiro pelas  instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet no dia 16/05

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza uma visita guiada online às instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro, como forma de celebrar o Dia Internacional da Luz, comemorado anualmente em 16 de maio. A visita virtual vai ser na segunda-feira, dia 16 de maio, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do CNPEM.

12 de Abril de 2022

O prazo para se candidatar é 29 de abril de 2022.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) está com inscrições abertas para sua 5ª edição, a ser realizada entre os dias 11 e 22 de julho de 2022.

8 de Abril de 2022

A inscrições abertas até o dia 30 de maio.

Estão abertas as inscrições com submissão de trabalhos para a segunda edição do CEDRO Workshop - Brazilian Workshop on Synchrotron Radiation Circular Dichroism. Promovido pelo LNLS/CNPEM, o evento será realizado em modelo híbrido (presencial e online) entre os dias 23 e 24 junho de 2022.

25 de Março de 2022

Inscrições com submissão de resumos vão até 9 de maio!

Estão abertas as inscrições com submissão de resumos para a conferência SAS 2022 - 18th International Small-Angle Scattering Conference - promovida de modo híbrido entre os dias 11 e 16 de setembro de 2022.

14 de Março de 2022

Voltada a jovens que acabam de ingressar na universidade, a visita será transmitida ao vivo pelo canal do CNPEM no YouTube, e irá mostrar como pessoas de diferentes formações atuam no Sirius

O CNPEM tem uma nova data para a programação especial de visita virtual destinada a jovens universitários de todo o Brasil, interessados em conhecer por dentro o Sirius, acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas- SP. A programação anteriormente agendada para a última sexta-feira teve que ser cancelada por problemas técnicos surgidos momentos antes do horário previsto para o evento. A nova oportunidade será na próxima sexta-feira (25/03). Neste dia, profissionais de diversas áreas vão guiar a audiência pelos ambientes de trabalho e pesquisa do Sirius, o acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas-SP.  A ideia é mostrar como profissionais de diferentes formações atuam no CNPEM, inspirando os jovens que acabam de ingressar na universidade.