Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

NOTÍCIAS

VOLTAR

 

 

Cerimônia marca entrega da primeira etapa do projeto Sirius

Nova fonte de luz sìncrotron é a maior e mais complexa estrutura de pesquisa do País e será colocada à disposição de pesquisadores do Brasil e do exterior

O Presidente da República, Michel Temer, e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participaram na última quarta-feira (14) da cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Iniciado em 2012, o Sirius é o maior projeto da ciência brasileira, uma infraestrutura de pesquisa de última geração, estratégica para a investigação científica de ponta e para a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente. Será um laboratório aberto, no qual as comunidades científica e industrial terão acesso às instalações de pesquisa.

LEIA MAIS

Mais um prêmio para trabalho de membro do LNLS em conferência internacional

Premiada faz parte do grupo de detectores e trabalho é relacionado a nova fonte de luz sincrotron brasileira, Sirius

Debora de Paiva Magalhães, que faz parte do grupo de detectores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), recebeu o prêmio Didier Isabelle por melhor apresentação oral por um estudante no 14th International Symposium in Radiation Physics (ISRP-14), que ocorreu entre 7 e 11 de outubro em Córdoba, Argentina.

O evento é dedicado às tendências atuais na grande área da física de radiações com centenas de participantes de todo o mundo. O prêmio é dado em homenagem a Didier Isabelle, um dos fundadores da International Radiation Physics Society.

LEIA MAIS

Programa Bolsas de Verão do CNPEM recebe inscrições de estudantes universitários

Estudantes selecionados passarão janeiro e fevereiro de 2019 imersos na solução de desafios científicos e tecnológicos

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebe no período de 3 a 14 de outubro de 2018 inscrições de interessados em participar da 28ª edição do Programa Bolsas de Verão, destinado a estudantes de graduação universitária, matriculados em cursos de áreas das Ciências da Vida e Ciências Exatas de instituições de ensino localizadas em países da América Latina e Caribe. O Programa estimula jovens com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. Esta edição do Bolsas de Verão será realizada no campus do CNPEM em Campinas, interior de São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

LEIA MAIS

Yves Petroff assume direção do LNLS

Físico francês foi Diretor Geral do maior síncrotron europeu entre 1993 e 2001 e Diretor Científico do LNLS de 2009 a 2013

Em cerimônia realizada na manhã do dia 29 de agosto, Yves Pierre Petroff tomou posse do cargo de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). A nomeação do físico francês para a diretoria do LNLS foi aprovada pelo Conselho de Administração em julho, no entanto sua posse foi realizada após a conclusão da visita do Comitê Científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do qual Petroff faz parte.

Yves Petroff já foi diretor científico do LNLS de novembro de 2009 a março de 2013. Desde 2009, a diretoria do LNLS era ocupada por Antonio José Roque da Silva, que deixou o cargo para assumir a diretoria-geral do CNPEM.

LEIA MAIS

Novo Diretor Geral do CNPEM é empossado

Antonio José Roque da Silva assume direção do campus e continua à frente do Projeto Sirius

Em cerimônia de posse realizada na manhã do dia 12 de julho, Antonio José Roque da Silva assumiu a Diretoria-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Além das novas atribuições como Diretor-Geral, José Roque permanece na Diretoria do Projeto Sirius, nova fonte brasileira de luz síncrotron. A nomeação para o cargo foi aprovada pelo Conselho de Administração ao CNPEM após a indicação do Comitê de Seleção, composto majoritariamente por membros externos do Centro. José Roque passará sua cadeira de diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a qual ocupava desde 2009, a Yves Petroff, físico francês que já foi diretor científico do LNLS, de novembro de 2009 a março de 2013.

LEIA MAIS

Jovem Talento do LNLS é premiado em Conferência Internacional

Prêmio de melhor pôster de autor jovem foi dado a trabalho sobre componentes para o Sirius

Gabriel Vinícius Claudiano foi contemplado com o prêmio pelo melhor pôster na categoria “jovem engenheiro abaixo de 30 anos” durante a décima edição do evento MEDSI (Mechanical Engineering Design of Synchrotron Radiation Equipment and Instrumentation), que ocorreu entre 25 e 29 de junho, em Paris (França).

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a 28ª Reunião Anual de Usuários

Evento acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2018, no campus do CNPEM em Campinas, SP.

A 28ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2018, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. Além do programa padrão, a 28ª RAU inclui 3 eventos satélite diferentes. A Reunião Anual de Usuários (RAU) reúne pesquisadores que utilizam a infraestrutura do LNLS para conduzir suas pesquisas, a fim de avaliar os resultados científicos e discutir questões relevantes para o desenvolvimento da instituição. Saiba mais no site: http://pages.cnpem.br/rau

LEIA MAIS

Sirius cada vez mais próximo da realidade

Obras civis estão 84% concluídas e acelerador de elétrons começa a ser montado já em março

A construção do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, avança a passos largos. Ainda em março começa a ser instalado o primeiro dos três aceleradores de elétrons que compõem a máquina: o Linac, ou acelerador linear. E, dentro de pouco mais de um mês, será iniciada a montagem dos demais aceleradores -- ou seja, o booster, ou acelerador injetor, e o anel de armazenamento, que é o acelerador principal.

As obras civis de construção do Sirius também estão avançadas, com cerca de 84% de conclusão, e em breve estarão em condições apropriadas para receber o início da montagem das estruturas aceleradoras. Com mais de 500 metros de circunferência, o Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Workshop on Advanced Nanomagnetism Characterization

Evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no CNPEM em Campinas, São Paulo

Inscrições estão abertas para o Workshop on Advanced Nanomagnetism Characterization a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, São Paulo.

O evento reunirá especialistas em técnicas avançadas de caracterização para a obtenção de informações sobre magnetismo na nanoescala usando uma grande variedade de sondas, como nêutrons, radiação eletromagnética, íons e outros. O workshop também se destina a técnicas que possam complementar a informação magnética, como a caracterização da estrutura cristalina e eletrônica.

Este é um workshop satélite para a 16th International Conference on Molecule-based Magnets.

Saiba mais pelo site: http://pages.cnpem.br/wanc/ 

LEIA MAIS

Chamado de submissão de propostas para as linhas de luz do LNLS

Atenção! Este é o último chamado para propostas para o UVX/LNLS

Período de submissão: 1° a 31 de março de 2018.

Tempo de Feixe: 16 de julho a 12 de dezembro de 2018.

Atenção! Este é o último chamado para propostas para o UVX/LNLS

As propostas de pesquisa são enviadas através do portal SAU Online.

LEIA MAIS

SALA DE IMPRENSA