English

Notícias

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

25 de Novembro de 2019

Alcançada primeira volta dos elétrons no acelerador principal do Sirius

Trata-se de uma das etapas mais importantes do projeto, que é a maior iniciativa científica já realizada no País

O projeto Sirius acaba de completar uma de suas mais importantes etapas: o primeiro giro de elétrons no seu acelerador principal. Nessa grande estrutura, com 518 metros de circunferência, elétrons acelerados a altas energias, até uma velocidade próxima à da luz, produzem uma luz de altíssimo brilho, utilizada em experimentos científicos que poderão revolucionar o conhecimento nas áreas de saúde, energia, materiais e muito mais.

O primeiro giro de elétrons demonstra que milhares componentes, como ímãs, câmaras de ultra-alto vácuo e sensores estão funcionando de modo sincronizado, e que toda a estrutura, com peças que pesam centenas de quilos, foi alinhada dentro dos padrões micrométricos (até cinco vezes menores que um fio de cabelo) necessários para guiar a trajetória das partículas.

LEIA MAIS
4 de Novembro de 2019

Segundo acelerador do Sirius alcança energia de operação

Fonte de luz síncrotron de quarta geração deve ser aberta para pesquisadores no ano que vem

No dia 16 de outubro foi concluída mais uma importante etapa deste que é o maior e mais complexo projeto da ciência brasileira. A equipe responsável pela instalação do Sirius alcançou a energia de operação de 3 GeV (Giga-elétronvolts) no segundo dos três aceleradores de elétrons que compõem a nova fonte.

O segundo acelerador é responsável por dar aos elétrons a energia necessária para que sejam transferidos ao acelerador principal, chamado de Anel de Armazenamento. Esse último acelerador já está montado, e o próximo desafio desta etapa é fazer com que os primeiros elétrons deem uma volta completa ao longo do anel.

LEIA MAIS
29 de Outubro de 2019

Oportunidade para bolsistas

O Projeto “Um olhar com raios X em supercondutividade”, com o apoio do Instituto Serrapilheira, está selecionando bolsistas nível estágio/mestrado/doutorado para compor sua equipe.

Resumo do projeto: Embora um modelo geral para materiais supercondutores ainda não ter sido estabelecido desde sua descoberta em 1911, esses materiais já são amplamente utilizados hoje em dia. Um material supercondutor que pode operar em temperatura ambiente teria implicações em todas aplicações tecnológicas na nossa sociedade, já que não haveria perdas devido à resistência elétrica zero. Nesse projeto eu propus desenvolver novas técnicas usando raios-x de para estudar materiais em condições extremas, com o potencial de descobrir um supercondutor em temperatura ambiente. Se formos bem-sucedidos, teremos a melhor condição até o momento no mundo para entender microscopicamente o efeito de supercondutividade e observá-lo à temperatura ambiente.

LEIA MAIS
23 de Outubro de 2019

Membros do LNLS são premiados em conferências

Três membros do LNLS receberam prêmios em conferências e eventos científicos

O engenheiro Dawood Alnajjar ganhou o prêmio de melhor pôster da sessão do dia, por júri popular,  durante a 17ª edição da conferência ICALEPCS, com trabalho relacionado a um sistema de software desenvolvido no LNLS.

O engenheiro físico Murilo Alves recebeu dois prêmios por seu destaque durante a graduação em Engenharia Física: um deles na 22ª edição do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, e outro durante a colação de grau pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos.

A pesquisadora Flávia Regina Estrada foi uma das Jovens Cientistas premiadas pela União Internacional de Cristalografia no Workshop Internacional EXPO&More, em Bari na Itália.

LEIA MAIS
17 de Julho de 2019

Inscrições Abertas para a 29ª RAU

As inscrições para a 29ª Reunião Anual dos Usuários (RAU) e 6 eventos satélites estão abertas de 15 de julho a 30 de setembro

A 29ª RAU será realizada de 5 a 7 de novembro de 2019 no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP.

A submissão de resumos ainda está aberta e estamos recebendo sua contribuição até 4 de agosto.

Atenção: Inscrições e submissão de resumos estão em diferentes plataformas. O envio de resumo não é suficiente como registro.

LEIA MAIS
10 de Julho de 2019

Inscrições abertas para o 1º Workshop Carnaúba

O 1º Workshop Carnaúba – Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging – será realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2019.

O 1º Workshop Carnaúba reunirá a comunidade do LNLS - usuários externos, cientistas e engenheiros - e especialistas que trabalham no campo da espectroscopia, difração e imagem por raios X nas principais instalações do mundo para apresentar e discutir as novas oportunidades científicas oferecidas pelas nanossondas de raios X com capacidade varredura em energia.

LEIA MAIS
10 de Julho de 2019

CNPEM reúne 16 mil visitantes no evento Ciência Aberta

O evento registrou recorde de público, reunindo cerca de 16 mil pessoas no CNPEM, além dos mais de 550 voluntários – todos funcionários, estagiários e bolsistas do Centro

No dia 29 de Junho de 2019, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizou a quarta edição do evento Ciência Aberta, quando o campus do Centro é aberto ao público. Estudantes, grupos de aposentados, famílias e crianças de todas as idades visitaram os Laboratórios Nacionais do CNPEM, os estandes sobre as pesquisas internas, participaram de oficinas e puderam contar com praças de alimentação, palestras informais de pesquisadores, dentre outras atrações.

O Ciência Aberta 2019 registrou recorde de público, reunindo cerca de 16 mil pessoas no CNPEM, além dos mais de 550 voluntários – todos funcionários, estagiários e bolsistas do Centro. A entrada do evento foi gratuita, com a opção de doação de um quilo de alimento ou produto de limpeza e higiene pessoal, que resultou em 2,6 toneladas de produtos coletados e encaminhados a instituições de assistência social da região de Campinas.

LEIA MAIS
28 de Março de 2019

Inscrições abertas para o 1° workshop GRUN

O 1º workshop ‘’Groundwater Remediation using Nano/biotechnology with focus on the Contaminated Resources in Brazil’’ (GRUN) será realizado nos dias 24 e 25 de Junho

O GRUN é um workshop organizado em parceria entre a Universidade de Teesside (Reino Unido) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS / CNPEM). O evento será realizado dias 24 e 25 de Junho de 2019, no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materias, em Campinas, SP.

Este workshop será o primeiro evento no Brasil com foco no uso de nanopartículas para a degradação in-situ de contaminantes de águas subterrâneas. As palestras reunirão os principais estudiosos de todo o mundo para discutir o estado-da-arte em tecnologias de remediação de águas subterrâneas.

LEIA MAIS
19 de Março de 2019

Primeira volta de elétrons no segundo acelerador de partículas do Sirius

Nova fonte de luz síncrotron brasileira permitirá a realização de experimentos inéditos no País

No início da noite de 8 de março, quando o campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) já estava praticamente em silêncio, gritos de comemoração ecoaram pelos corredores do prédio do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira.

Em seu interior, a equipe responsável pela instalação dos aceleradores de partículas atingia mais um marco para a implantação do Sirius: a primeira volta completa de elétrons no segundo, dentre os seus três aceleradores: o booster. Trata-se de um equipamento finamente ajustado, ao longo do qual os elétrons devem percorrer uma trajetória com precisão micrométrica.

LEIA MAIS
18 de Março de 2019

Inscrições Abertas para WIRMS 2019

O 10th Workshop on Infrared Microscopy and Spectroscopy with Accelerator Based Sources será realizado de 23 a 27 de setembro

O evento internacional WIRMS 2019, promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) localizado no Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), irá destacar os últimos avanços em técnicas experimentais na faixa do infravermelho em fontes de luz síncrotron e lasers de elétrons livres. Além disso, o encontro reunirá cerca de 100 especialistas da área, incluindo usuários e pesquisadores.

LEIA MAIS

SALA DE IMPRENSA