English

XPD

VOLTAR

CONTATO


Líder: Cristiane Barbieri Rodella

Telefone: +55 19 3512 1040

E-mail: cristiane.rodella@lnls.br

O Grupo XPD é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz XPD dedicada a técnicas de Difração em Pó de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos da linha XPD.

LINHA DE LUZ XPD

A Linha de Luz XPD é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração de Raios X em Policristais cobrindo a faixa de energia de 6 a 12 keV. No entanto, a energia é fixada em 8 keV (em que se tem fluxo máximo), sendo alterada apenas para experimentos de espalhamento anômalo ou para se eliminar o efeito de fluorescência em amostras contendo certos elementos, como Fe, Cu e Co. A linha de luz é focada em estudos estruturais de materiais cristalinos e nanocristalinos e é capaz de executar tanto experimentos em alta resolução como experimentos in situ mais rápidos sob condições não-ambiente.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo
Amanda Iglessias FerreiraTécnico
Andre Navarro de MirandaBolsista - Doutorado
Bruno Guilherme Aguiar FreitasBolsista - Doutorado
Cristiane Barbieri RodellaPesquisador, Líder
Flavia Regina EstradaPesquisador
Leticia Frigerio CremascoBolsista - Doutorado