English

XAFS

VOLTAR

CONTATO


Líder: Gustavo de Medeiros Azevedo

Telefone: +55 19 3518 3192

E-mail: gustavo.azevedo@lnls.br

O Grupo XAFS é responsável pelo gerenciamento e operação das Linha de Luz XAFS2 e DXAS dedicadas a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A equipe de pesquisadores e técnicos do grupo XAFS é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos nas linhas.

LINHA DE LUZ DXAS

A linha de luz DXAS é uma estação experimental dedicada a técnica de espectroscopia dispersiva de absorção de Raios X (acrônimo para DXAS), em raios X duros, no intervalo de 5 a 14 keV. A peculiaridade dessa linha de luz é a capacidade de coletar espectros de absorção, com uma determinada banda de energia, sem qualquer movimentação mecânica dos seus elementos ópticos. A DXAS é especialmente apropriada para detectar sinais pouco intensos em experimentos de XANES (Espectroscopia de Estrutura Fina de Absorção de Raios X), XMCD (Dicroísmo magnético circular de Raios X) e para rastrear reações químicas dependentes do tempo.

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS1

A linha XAFS1 é dedicada a técnica de absorção de raios-x duros na faixa de 4 a 23 keV. Esta técnica permite o estudo da estrutura atômica da matéria assim como suas propriedades eletrônicas e magnéticas, com aplicações na física atômica e molecular, química, geociências e biologia. As técnicas disponíveis nesta linha incluem espectroscopia por XANES e EXAFS .

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS2

A Linha de Luz XAFS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (3.5 a 17 keV). Esta linha é utilizada para o estudo de estruturas em nível atômico assim como das propriedades eletrônicas e magnéticas da matéria, com aplicações numa grande variedade de campos científicos como física molecular e atômica, química, biologia, ciências da terra e do meio ambiente, e patrimônio cultural. Outras técnicas experimentais disponíveis nesta linha incluem espectroscopia por fluorescência de raios X, luminescência óptica excitada por raios X, refletividade, e absorção combinada com difração de raios X.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo
Alexey Marques EspindolaSupervisor de Instrumentação Científica
Amelie Claire RochetPesquisador
Carlos Doro NetoAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Gustavo de Medeiros AzevedoPesquisador, Líder
Junior Cintra MauricioAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Santiago Jose Alejandro FigueroaPesquisador