Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

VÁCUO

VOLTAR

CONTATO


Líder: Rafael Molena Seraphim
Telefone: +55 19 3512 1180
E-mail: rafael.seraphim@lnls.br

O Grupo de Vácuo (VAC) tem como principal foco o domínio do conhecimento e das técnicas necessárias para projetar, construir e operar grandes sistemas de vácuo compreendidos pela faixa de pressão que vai desde a pressão atmosférica terrestre (10^3 mbar) até extremo-alto vácuo (10^-12 mbar), comparável à pressão atmosférica da superfície da lua.

Atualmente o VAC tem como principais atribuições: desenvolver, especificar, projetar, construir, condicionar e manter em operação todos os sistemas de vácuo existentes no LNLS, como a atual fonte de luz sincrotron UVX e suas linhas de luz; e os laboratórios de apoio e/ou desenvolvimento científico.

Atualmente, o VAC tem sob sua responsabilidade bombas iônicas, bombas mecânicas do tipo palhetas rotativas, bombas mecânicas do tipo diafragma, bombas mecânicas do tipo scroll, bombas turbomoleculares e bombas de sublimação de titânio; sensores de vácuo dos tipos Penning, Inverted Magnetron, Pirani, Bayard-Alpert e Extractor; espectrômetros de massa para análise de gás residual em vácuo; e detectores de vazamento por fuga de hélio.

Além disso, o VAC é responsável pelo projeto e construção do sistema de vácuo da nova fonte de luz sincrotron Sirius. Finalmente, o VAC também procura manter interação com os setores industrial e acadêmico relacionados a desenvolvimentos e difusão de conhecimento em tecnologia de vácuo.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Rafael Molena SeraphimEngenheiro(19) 3512-1180rafael.seraphim@lnls.br
Beatriz Moreli RamosTécnico
Danilo Rafael da SilvaTécnico
Gustavo Rossignatti GomesAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Helio Gazetta FilhoEspecialista
Milton Batista da SilvaEspecialista
Reginaldo de Oliveira FerrazEspecialista
Roberto Ferreira de OliveiraTécnico
Thiago Mendes da RochaEngenheiro