English
Sapucaia

O Grupo SAPUCAIA é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz SAPUCAIA da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha de luz SAPUCAIA será dedicada a estudos de morfologia e organização supramolecular de diversos tipos de materiais utilizando a técnica de espalhamento de raios X em baixos ângulos (SAXS). A aplicação desta técnica vai desde estudos biológicos, como a estrutura de proteínas e de interações de fármacos com tecidos, até aplicações em catálise e processos de formação de nanopartículas ou materiais mesoporosos. Devido ao alto fluxo da linha de luz e baixo background da câmera, estudos resolvidos no tempo em todas as áreas de pesquisas também estão previstos.

Linha de Luz Sapucaia

SAPUCAIA (Small Angle X-Ray Scattering) será uma linha de luz dedicada ao espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS) para amostras tanto em solução, quanto em géis ou ainda sólidas. A técnica permite compreender mecanismos biológicos fundamentais por meio da determinação de estruturas complexas de proteínas, sem a necessidade de cristalização das macromoléculas. Além disso, a técnica também é capaz de fornecer informações sobre estruturas nanométricas diversas e aglomerados.

Coordenação

Leandro R. S. Barbosa
Pesquisador(a) Líder
leandro.barbosa@lnls.br

Equipe Científica

Antonio A. M. Gasperini
Pesquisador(a)
antonio.gasperini@lnls.br

Equipe Técnica

Luciano B. Candido
Especialista

Estudantes

Ohanna M. M. M. da Costa
Estudante de Pós-graduação