English
Sapê

O Grupo SAPÊ é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz SAPÊ da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha Sapê será dedicada a técnica de ARPES (do inglês, Angle Resolved Photo Emission Spectroscopy), que é um dos métodos mais poderosos para o estudo da estrutura eletrônica de sólidos. Ele permite, por efeito fotoelétrico, medir a distribuição de energia e momentum dos elétrons ejetados da superfície de um sólido irradiado por luz ultravioleta. Os elétrons liberados carregam informações detalhadas sobre os possíveis estados quânticos dos elétrons no material (a chamada estrutura da banda), e até mesmo sobre processos de dispersão e interações com outras excitações, permitindo a compreensão microscópica de fenômenos eletrônicos surpreendentes como a supercondutividade.

Linha de Luz Sapê

SAPÊ (Angle-resolved PhotoEmission) é uma linha de luz dedicada à experimentos de espectroscopia de fotoemissão resolvida em ângulo (ARPES) e projetada para operar na região do ultravioleta de vácuo. Utilizando fótons com energias entre 8 eV e 70 eV, SAPÊ possibilita a realização de experimentos com alta resolução na energia e momento dos fotoelétrons, com feixe de 20×20 μm2 e fluxo de até 6×1011 fótons por segundo.

Coordenação

Wendell S. E. Silva
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3512 1042
wendell.silva@lnls.br

Equipe Técnica

Lidiana L. Moraes
Técnico(a)