English

RÁDIO FREQUÊNCIA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Ruy Hanazaki do Amaral Farias

Telefone: +55 19 3512 1239

E-mail: ruy.farias@lnls.br

O Grupo de Radiofrequência (RFQ) é responsável pelo projeto, construção e manutenção dos sistemas de radiofrequência (RF) dos aceleradores que compõem a fonte de luz síncrotron do LNLS.

O sistema de RF fornece energia para os elétrons durante o processo de aceleração e repõe a energia por eles perdida ao emitirem luz síncrotron. Os elétrons ganham energia ao interagirem com campos elétricos excitados em dispositivos como cavidades de RF e estruturas aceleradoras, que são parte da câmara de vácuo do acelerador e são atravessados pelas partículas ao longo de sua trajetória.

O papel dos sistemas de RF é excitar e manter o campo elétrico acelerador nas condições de estabilidade exigidas pela fonte de luz. Em geral, os sistemas de RF são compostos por três subsistemas principais: um sistema de baixa potência, que inclui os sistemas de controle e proteção; um sistema de alta potência, com os amplificadores de potência e linhas de transmissão; e as cavidades ressonantes ou estruturas aceleradoras com seus sistemas auxiliares.

As principais atividades do Grupo de RF são ligadas ao projeto e integração de sistemas de RF, projetando e construindo ou especificando e adquirindo partes do sistema, e à manutenção desses sistemas. Em especial, o grupo tem se dedicado ao projeto de sistemas de baixa potência e de amplificadores de estado sólido de alta potência.

EQUIPE

Nome Cargo
Andre Pontes Barbosa LimaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
David DaminelliTécnico
Felipe Koji Godinho HoshinoAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Felipe Santiago Pereira de OliveiraAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Mark Hoffmann WallnerAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Ranieri Ramires do Canto SantoTécnico
Ruy Hanazaki do Amaral FariasGerente da Divisão de Aceleradores, Líder