Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

RÁDIO FREQUÊNCIA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Ruy Hanazaki Do Amaral Farias
Telefone: +55 19 3512 1239
E-mail: ruy.farias@lnls.br

O Grupo de Radiofrequência (RFQ) é responsável pelo projeto, construção e manutenção dos sistemas de radiofrequência (RF) dos aceleradores que compõem a fonte de luz síncrotron do LNLS.

O sistema de RF fornece energia para os elétrons durante o processo de aceleração e repõe a energia por eles perdida ao emitirem luz síncrotron. Os elétrons ganham energia ao interagirem com campos elétricos excitados em dispositivos como cavidades de RF e estruturas aceleradoras, que são parte da câmara de vácuo do acelerador e são atravessados pelas partículas ao longo de sua trajetória.

O papel dos sistemas de RF é excitar e manter o campo elétrico acelerador nas condições de estabilidade exigidas pela fonte de luz. Em geral, os sistemas de RF são compostos por três subsistemas principais: um sistema de baixa potência, que inclui os sistemas de controle e proteção; um sistema de alta potência, com os amplificadores de potência e linhas de transmissão; e as cavidades ressonantes ou estruturas aceleradoras com seus sistemas auxiliares.

As principais atividades do Grupo de RF são ligadas ao projeto e integração de sistemas de RF, projetando e construindo ou especificando e adquirindo partes do sistema, e à manutenção desses sistemas. Em especial, o grupo tem se dedicado ao projeto de sistemas de baixa potência e de amplificadores de estado sólido de alta potência.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Ruy Hanazaki do Amaral FariasGerente da Divisão de Aceleradores(19) 3512-1239ruy.farias@lnls.br
Andre Pontes Barbosa LimaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
David DaminelliTécnico
Felipe Santiago Pereira de OliveiraAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Ranieri Ramires do Canto SantoTécnico