English
Paineira

O Grupo PAINEIRA é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz PAINEIRA da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha de luz Paineira é planejada para técnicas de difração em policristais, difração de monocristais e espectroscopia, para a caracterização de materiais policristalinos como cerâmicas, fármacos, minerais, óleo, gás etc. Na linha de luz PAINEIRA será possível, por exemplo, o estudo de formação de novas fases cristalográficas durante o curso das reações químicas.

Linha de Luz Paineira

PAINEIRA (Powder X ray Diffraction) será uma linha de luz otimizada para a técnica de difração de raios X de materiais policristalinos em geometria Debye-Scherrer (geometria capilar ou modo de transmissão). A linha visa, principalmente, a caracterização estrutural de materiais na forma de pó, como cerâmicas, fármacos, minerais, catalisadores, etc. A PAINEIRA irá operar em modo high-throughput para caracterização de grande quantidade de amostras. Além disso, oferecerá celas de reação e acessórios para a realização de experimentos em condições in situ e operando de materiais funcionais e dispositivos para armazenamento de energia, por exemplo. 

Coordenação

Cristiane B. Rodella
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3512 1040
cristiane.rodella@lnls.br

Equipe Científica

Dean H. Barrett
Pesquisador(a)
dean.barrett@lnls.br
Flavia R. Estrada
Pesquisador(a)
+55 19 3512 1044
flavia.estrada@lnls.br

Equipe Técnica

Amanda I. Ferreira
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
+55 19 3512 3542
amanda.iglessias@lnls.br

Estudantes

Lorrane C. C. B. Oliveira
Estudante de Pós-graduação
Andre N. de Miranda
Estudante de Pós-graduação
Bruno G. A. Freitas
Estudante de Pós-graduação
Leticia F. Cremasco
Estudante de Pós-graduação