English
Óptica

O grupo de óptica (OPT) é responsável pelo projeto óptico das linhas de luz da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e pela metrologia óptica de seus elementos (espelhos, grades, cristais).

A equipe define o conceito óptico de uma linha de luz baseado nos requisitos das pesquisas que serão realizadas. Diferentes conceitos ópticos são otimizados tanto por cálculos analíticos quanto por traçado de raios e simulações de propagação de ondas. Ainda, a equipe de óptica desenvolve novas ferramentas de simulação, que reduzem efetivamente o tempo de conclusão do projeto óptico.

O grupo também opera um laboratório de metrologia óptica instalado em uma sala limpa classe 10.000 (ISO 7), onde a qualidade da superfície dos elementos ópticos é verificada antes da instalação. Um Long Trace Profiler (LTP) e um interferômetro Fizeau estão disponíveis para caracterizar os erros de altura de superfície (1 nm RMS) e de inclinação (50 nrad RMS) na precisão atômica. O constante aprimoramento e desenvolvimento da instrumentação metrológica prepara o LNLS para caracterizar elementos ópticos com tolerâncias ainda mais restritivas no futuro.

Após a instalação final dos elementos ópticos, os membros da equipe acompanham e apoiam o comissionamento da linha a fim de assegurar que os requisitos de projeto sejam atingidos.

Coordenação

Bernd C. Meyer
Especialista Líder
+55 19 3517 5076
bernd.meyer@lnls.br

Equipe

Yuri R. Tonin
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Humberto Rigamonti Jr.
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Regis S. de Oliveira
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Artur C. Pinto
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Sergio A. L. Luiz
Analista de Desenvolvimento Tecnológico