English

MATERIAIS

VOLTAR

CONTATO


Líder: Osmar Roberto Bagnato

Telefone: +55 19 3512 1182

E-mail: osmar.bagnato@lnls.br

O Grupo de Materiais (MAT) atua no desenvolvimento e fabricação de componentes tanto para a atual fonte de luz síncrotron UVX como para a nova fonte de luz síncrotron Sirius. Atualmente, o grupo dedica cerca de 95% do tempo para o Projeto Sirius, desenvolvendo e testando materiais, qualificando processos especiais de fabricação, projetando e construindo câmaras cerâmicas e metálicas para ultra alto vácuo, sensores de posição do feixe e outros componentes.

O MAT é um grupo de apoio aos demais grupos que integram os projetos UVX e Sirius, atuando também na qualificação de fornecedores e processos de fabricação, através de um solido e continuo processo de interação com empresas brasileiras de destaque em suas áreas como a Termomecânica, Engecer, Coorstek, Arcelor Mital, Nipotec e FCA Brasil.

Entre os projetos em desenvolvimento no MAT para o Projeto Sirius, é possível citar os Sensores de Posição do feixe de elétrons (BPMs), a Brasagem sob alto vácuo de Flanges e Câmaras de Vácuo, Câmaras de vácuo especiais em material cerâmico para o sistema de injeção de elétrons e um protótipo de espelho para monocromador.

Além desses, o MAT colabora nos projetos de empresas na chamada do edital FAPESP-Finep de subvenção econômica para o desenvolvimento da nova fonte de luz síncrotron Sirius, fornecendo suporte técnico no desenvolvimento e caracterização de cerâmicas com propriedades elétricas especiais, suporte e realização de ensaios para os projetos de manufatura aditiva para materiais aplicados a ultra alto vácuo.

O grupo atua também na colaboração na área de brasagem com o Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE / ITA.

EQUIPE

Nome Cargo
Daniel Yukio KakizakiTécnico
Felipe Eduardo ManoelAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Fernanda Regina FranciscoEspecialista
Matheus William Amaro FeitosaTécnico
Osmar Roberto BagnatoTecnologista Sênior, Líder
Rafael DefavariEngenheiro
Ricardo Luiz PariseAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Rogerio Dias RibeiroTécnico