English

MANACÁ

VOLTAR

CONTATO


Líder: Ana Carolina de Mattos Zeri

Telefone: +55 19 3518 2948

E-mail: ana.zeri@lnls.br

O Grupo MANACÁ é responsável pelo projeto da Linha de Luz MANACÁ na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha será dedicada a Nanocristalografia Macromolecular e Métodos Coerentes para Biologia Estrutural.

O Grupo MANACÁ também é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz MX2 dedicada a técnicas de Cristalografia de Proteínas por Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha MX2.

LINHA DE LUZ MANACA

Manacá (MAcromolecular Micro and NAno CrystAllography) será a primeira linha de luz de cristalografia de macromoléculas do Sirius e será otimizada para focos micrométrico e sub-micrométrico. O projeto prevê duas estações experimentais, contemplando também feixes com dimensões de 20×5, 10×5 e 5×5 micrometros, dedicadas aos estudos das estruturas tridimensionais de macromoléculas, particularmente de arranjos complexos como vírus, proteínas de membrana e complexos de proteínas e ligantes.

 

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ MX2

A Linha de Luz MX2 é uma estação experimental dedicada a Cristalografia de Macromoléculas na região dos raios X duros (5 a 15 keV) com fluxo máximo a 8,5 keV. A estação está disponível para a obtenção convencional de dados por comprimento de onda único, assim como para experimentos de difração anômala por comprimento de onda único ou múltiplo.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Ana Carolina de Mattos ZeriPesquisador, Líder+55 19 3518 2948ana.zeri@lnls.br
Andrey Fabricio Ziem NascimentoPesquisador
Carlos Yujiro HagioAnalista de Desenvolvimento Tecnológico