Líder: Ana Carolina de Mattos Zeri
Telefone: +55 19 3518 2948
E-mail: ana.zeri@lnls.br
O Grupo MANACÁ é responsável pelo projeto da Linha de Luz MANACÁ na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha será dedicada a Nanocristalografia Macromolecular e Métodos Coerentes para Biologia Estrutural.
O Grupo MANACÁ também é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz MX2 dedicada a técnicas de Cristalografia de Proteínas por Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha MX2.
Manacá (MAcromolecular Micro and NAno CrystAllography) será a primeira linha de luz de cristalografia de macromoléculas do Sirius e será otimizada para focos micrométrico e sub-micrométrico. O projeto prevê duas estações experimentais, contemplando também feixes com dimensões de 20×5, 10×5 e 5×5 micrometros, dedicadas aos estudos das estruturas tridimensionais de macromoléculas, particularmente de arranjos complexos como vírus, proteínas de membrana e complexos de proteínas e ligantes.
A Linha de Luz MX2 é uma estação experimental dedicada a Cristalografia de Macromoléculas na região dos raios X duros (5 a 15 keV) com fluxo máximo a 8,5 keV. A estação está disponível para a obtenção convencional de dados por comprimento de onda único, assim como para experimentos de difração anômala por comprimento de onda único ou múltiplo.