English
Imbuia

O Grupo IMBUIA é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz IMBUIA da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A linha de luz IMBUIA será dedicada à micro e nano-espectroscopia de infravermelho (IR) utilizando radiação síncrotron combinada com fontes lasers na faixa energética de 70 a 400 meV (564 a 3226 cm$^{-1}$).

O grupo se dedica também a projetos de ambientes de amostras avançados e na disponibilização de interfaces de pós-processamento de dados hiperespectrais de FTIR.  Além disso, o grupo tem atuado no estudo de propriedades nanofotônicas de materiais quânticos baseados em poucas camadas atômicas (materiais 2D),  e no desenvolvimento da técnica de microscopia óptica de campo-próximo do tipo espalhamento (s-SNOM) e sua aplicação em áreas multidisciplinares, tais como nanobiologia, novos materiais energéticos e nanofarmacologia.

Linha de Luz Imbuia

IMBUIA (Infrared Multiscale Beamline for Ultra-resolved Imaging Applications) é uma linha de luz dedicada à experimentos de micro e nano-espectroscopia de infravermelho (IR) na faixa de IR médio. Esses experimentos permitem a análise composicional de praticamente qualquer material e são essenciais para a realização de pesquisa de fronteira em novos materiais, com especial ênfase em materiais orgânicos biológicos e sintéticos.

Coordenação

Raul de O. Freitas
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3517 5060
raul.freitas@lnls.br

Equipe Científica

Francisco C. B. Maia
Pesquisador(a)
Ingrid D. Barcelos
Pesquisador(a)
ingrid.barcelos@lnls.br

Equipe Técnica

Thiago M. dos Santos
Técnico(a)

Estudantes

Rafael A. Mayer
Estudante de Pós-graduação
Flavio H. Feres
Estudante de Pós-graduação