Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

OPERAÇÕES DA FONTE DE LUZ SÍNCROTRON

VOLTAR

CONTATO


Líder: Walter Marchesini Junior
Telefone: +55 19 3512 1155
E-mail: walter.junior@lnls.br

O Grupo de Operação (GOP) é responsável pelo funcionamento da atual fonte de luz síncrotron UVX, 24 horas por dia, de segunda à sábado. Para isto, os operadores são capacitados a identificar, diagnosticar e atuar em quaisquer subsistemas da máquina, quando necessário.

Atualmente são registrados mais de 800 parâmetros pelo sistema de controle e outras centenas de dados são gerados por outros subsistemas. Anomalias são identificadas na sala de controle e, dependendo do efeito na máquina ou no feixe de luz, faz-se necessário atuar prontamente para solucionar ou contornar o problema. Toda anomalia no funcionamento da máquina é reportada em um banco de dados de operação e, quando necessário, as informações são repassadas diretamente ao responsável pelo subsistema. Alguns dos subsistemas têm equipamentos de reserva que são substituídos pelos operadores no momento da falha sem a necessidade de acompanhamento de um especialista.

O grupo de operação também auxilia os usuários da fonte nas questões relacionadas a não liberação do uso da linha por alguma falha, por instabilidades observadas no experimento que possam ser confrontadas com os parâmetros da máquina, e até compartilhando informações do funcionamento da máquina.

Para a nova fonte de luz síncrotron Sirius, o grupo de operação atualmente organiza e estuda os subsistemas e seus parâmetros relevantes à operação, para formular procedimentos e ferramentas de supervisão.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Walter Marchesini JuniorEspecialista Líder, Líder(19) 3512-1155walter.junior@lnls.br
Alex Nobre CavalcanteTécnico
Rone da Silva CastroTécnico
Wagner Luis Gomes BentoTécnico