Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

FÍSICA DE ACELERADORES

VOLTAR

CONTATO


Líder: Liu Lin
Telefone: +55 19 3512 1047
E-mail: liu@lnls.br

O Grupo de Física de Aceleradores (FAC) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) estuda a interação de feixes de partículas carregadas com os campos eletromagnéticos presentes nos aceleradores que compõem uma Fonte de Luz Síncrotron.

Para produzir luz síncrotron é necessário que um feixe de elétrons ultrarrelativísticos, ou seja, com velocidade muito próxima à da luz, seja mantido em condições estáveis. A luz síncrotron é então emitida quando estes elétrons são acelerados em trajetórias curvas. Para que todo esse processo possa ocorrer utiliza-se um conjunto de aceleradores de partículas. Tanto para a atual fonte de luz síncrotron UVX como para a nova fonte de luz síncrotron Sirius, os elétrons são produzidos e acelerados em um sistema injetor, composto de um acelerador linear e um acelerador circular, e mantidos no anel de armazenamento principal, onde circulam em órbitas estáveis por muitas horas emitindo a luz síncrotron que é conduzida às estações experimentais, chamadas Linhas de Luz.

As atividades da FAC envolvem o projeto dos aceleradores, a especificação de tolerâncias e parâmetros dos subsistemas, além de seu comissionamento e operação. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas de otimização e simulação da dinâmica de um feixe de elétrons ultrarrelativísticos em campos eletromagnéticos. A FAC também oferece esporadicamente cursos básicos em Dinâmica de Feixe, provendo assim, fundamentação teórica para outros grupos do LNLS envolvidos com a engenharia dos aceleradores.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Liu LinEspecialista Líder(19) 3512-1047liu@lnls.br
Alexandre Beo da CruzBolsista - Mestrado
Fernando Henrique de SaEspecialista
Guilherme Lima do PradoAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Ximenes Rocha ResendeEspecialista