Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PULSADA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Fabio Carlos Arroyo
Telefone: +55 19 3512 1240
E-mail: fabio.arroyo@lnls.br

O Grupo de Eletrônica de Potência Pulsada (EPP) tem como objetivo desenvolver, construir e manter funcionando dentro das especificações de projeto, todas as fontes pulsadas que compõem o sistema de injeção da atual fonte de luz síncrotron UVX e também para a nova fonte de luz síncrotron Sirius.

As fontes pulsadas são utilizadas no processo de injeção para transferir o feixe de elétrons entre os aceleradores de partículas, desde o acelerador linear (Linac), passando pelo acelerador injetor (Booster) e chegando, por último, no anel de armazenamento.

Para injetar ou extrair o feixe de elétrons dos aceleradores, utilizamos a combinação de dois magnetos pulsados: septum e kicker. O magneto septum tem a característica de produzir um campo magnético mais forte, com transições de subida e descida mais lentas. Já o magneto kicker, tem um comportamento oposto, produzindo um campo magnético mais fraco, porém com transições de subida e descida mais rápidas.

Para o projeto Sirius, uma nova topologia de injeção no anel de armazenamento está sendo desenvolvida, com o objetivo de atender os requerimentos de estabilidade e eficiência durante o processo de injeção.  O desafio aqui é substituir o método convencional de injeção composto por quatro magnetos pulsados, por um novo método contendo apenas um magneto pulsado. O resultado da implantação deste novo conceito será tornar a injeção no anel de armazenamento mais limpa e mais eficiente.

O grupo EPP também é responsável pelos moduladores de potência de 62,5 MW, utilizados na polarização de válvulas klystrons (amplificadoras de radiofrequência) do Linac.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Fabio Carlos ArroyoEngenheiro(19) 3512-1240fabio.arroyo@lnls.br
Eduardo Kiyoshi de Carvalho E Silva HayashiEspecialista
Samuel de Sousa MoreiraTécnico