Líder: Ricardo Donizeth dos Reis
Telefone:
E-mail:
O Grupo EMA é responsável pelo projeto da Linha de Luz EMA na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha é projetada para fazer a diferença onde um alto brilho é essencial, que é o caso para as pressões extremas, que exigem pequenos focos, e análises com resolução temporal, que requerem um elevado fluxo de fótons.
O Grupo EMA também é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz XDS dedicada a técnicas de Difração e Espectroscopia de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha XDS.
A Linha de Luz EMA (Extreme condition x-ray Methods of Analysis) é projetada para fazer a diferença onde um alto brilho (alto fluxo de até $ 1 \times 10^{14}$ fótons por segundo e tamanho de feixe de beamsize até 0.1×0.1 $\mu \rm m^{2}$) é essencial, que é o caso para as pressões extremas, que exigem pequenos focos, e análises com resolução temporal, que requerem um elevado fluxo de fótons.
A Linha de Luz XDS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração e Espectroscopia de Raios X na região dos raios X duros (5 a 30 keV). A linha foca na determinação da estrutura atômica, eletrônica e magnética de materiais com aplicações em física da matéria condensada, química, geociências, entre outras. Diversos ambientes de amostra estão disponíveis na linha XDS: células de alta pressão para submeter as amostras até 80 GPa, campos magnéticos de 6T para experimentos de difração, criostato para temperaturas até 1,8K e fornos para temperaturas até 1200K.