English

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Cleber Rodrigues

Telefone: +55 19 3512 1162

E-mail: cleber.rodrigues@lnls.br

O Grupo de Eletrônica de Potência (ELP) é formado por engenheiros e técnicos na área de eletrotécnica e eletrônica e foi criado com os seguintes objetivos: projetar e construir as fontes de potência do LNLS; manter as fontes operacionais, através de manutenção corretiva e preventiva; especificar componentes e equipamentos para compra; criar e manter documentação dos equipamentos sob sua responsabilidade; e realizar testes e desenvolver novas tecnologias em eletrônica de potência.

O ELP é responsável, na fonte de luz síncrotron UVX, por mais de 200 fontes de corrente DC, com correntes entre 5 e 300A, tensão de saída entre 10 e 900V, potência até 270kW, com estabilidade entre 10 e 1000ppm; 18 fontes de tensão para filamento e reservatório de válvulas Thyratrons e Klystrons; duas fontes de tensão de 300V/ 120kW para alimentação de módulos de RF; cerca de 200 fontes de alta tensão para Bombas Iônicas e Eletrodos de Limpeza; 15 fontes de tensão alternada para sublimadores de titânio; e dois canhões de elétrons de 80keV.

Atualmente o grupo trabalha no desenvolvimento das fontes de corrente que serão usadas na nova fonte de luz síncrotron Sirius. Serão cerca de 1000 unidades, com correntes que poderão variar de 10 a 1100A e tensão entre 10 e 900V, podendo operar em regime contínuo (DC) ou alternado (AC). O sistema de controle de todas estas fontes será digital e utilizará um hardware padrão, com firmware diferente para cada aplicação.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Angelo Romeu da SilvaEspecialista
Bruno Edson LimeiraTécnico
Cleber RodriguesEspecialista Líder, Líder+55 19 3512 1162cleber.rodrigues@lnls.br
Gabriel Oehlmeyer BrunheiraEngenheiro
Gustavo Machado RogattoTécnico
Gustavo Rodrigues de OliveiraTécnico
Marcelo Guimaraes MartinsTécnico
Rogerio Jose MarcondeliTécnico