Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Cleber Rodrigues
Telefone: +55 19 3512 1162
E-mail: cleber.rodrigues@lnls.br

O Grupo de Eletrônica de Potência (ELP) é formado por engenheiros e técnicos na área de eletrotécnica e eletrônica e foi criado com os seguintes objetivos: projetar e construir as fontes de potência do LNLS; manter as fontes operacionais, através de manutenção corretiva e preventiva; especificar componentes e equipamentos para compra; criar e manter documentação dos equipamentos sob sua responsabilidade; e realizar testes e desenvolver novas tecnologias em eletrônica de potência.

O ELP é responsável, na fonte de luz síncrotron UVX, por mais de 200 fontes de corrente DC, com correntes entre 5 e 300A, tensão de saída entre 10 e 900V, potência até 270kW, com estabilidade entre 10 e 1000ppm; 18 fontes de tensão para filamento e reservatório de válvulas Thyratrons e Klystrons; duas fontes de tensão de 300V/ 120kW para alimentação de módulos de RF; cerca de 200 fontes de alta tensão para Bombas Iônicas e Eletrodos de Limpeza; 15 fontes de tensão alternada para sublimadores de titânio; e dois canhões de elétrons de 80keV.

Atualmente o grupo trabalha no desenvolvimento das fontes de corrente que serão usadas na nova fonte de luz síncrotron Sirius. Serão cerca de 1000 unidades, com correntes que poderão variar de 10 a 1100A e tensão entre 10 e 900V, podendo operar em regime contínuo (DC) ou alternado (AC). O sistema de controle de todas estas fontes será digital e utilizará um hardware padrão, com firmware diferente para cada aplicação.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Cleber RodriguesEspecialista Líder(19) 3512-1162cleber.rodrigues@lnls.br
Allef Pablo Araujo da SilvaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Angelo Romeu da SilvaEspecialista
Bruno Edson LimeiraTécnico
Gabriel Oehlmeyer BrunheiraEngenheiro
Gustavo Machado RogattoTécnico
Gustavo Rodrigues de OliveiraTécnico
Heitor dos Santos SousaTécnico
Marcelo Guimaraes MartinsTécnico
Rogerio Jose MarcondeliTécnico