English

DETECTORES

VOLTAR

CONTATO


Líder: Jean Marie Polli

Telefone: +55 19 3512 3550

E-mail: jean.polli@lnls.br

O Grupo de Detectores (DET) tem como objetivo principal desenvolver detectores para a atual fonte de luz síncrotron UVX do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), para a nova fonte de luz síncrotron Sirius, e também para aplicações externas (medicais, industriais, educacionais) através de colaborações com industrias e universidades.

Atualmente, o foco do grupo é o desenvolvimento de expertise na área dos detectores híbridos, formados por um sensor semicondutor e um circuito integrado de leitura CMOS (semicondutor de metal-óxido complementar, da sigla em inglês). Isso se dá especialmente através do projeto Medipix, coordenado pelo CERN, com o LNLS sendo membro da colaboração Medipix3.

Os principais desafios tecnológicos e científicos na elaboração de detectores híbridos são a montagem dos sensores com circuitos integrados; o desenvolvimento de hardware, firmware e software para controle dos chips; a leitura e processamento de dados; e a caracterização dos sensores baseados em materiais semicondutores.

Outra particularidade deste grupo é, além do desenvolvimento padrão de detectores (front end, hardware e software genérico), desenvolver métodos de tratamento do sinal específicos a determinada técnica e baseados em modelos de detecção.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Debora de Paiva MagalhaesAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Jean Marie PolliEspecialista Líder, Líder+55 19 3512 3550jean.polli@lnls.br
Lais Oliveira de SouzaTécnico
Luciano Utrabo CamachoTécnico
Luis Felipe de Oliveira LimaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Marcos Roberto Bissiano ErradaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico