Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

DETECTORES

VOLTAR

CONTATO


Líder: Jean Marie Polli
Telefone: +55 19 3512 3550
E-mail: jean.polli@lnls.br

O Grupo de Detectores (DET) tem como objetivo principal desenvolver detectores para a atual fonte de luz síncrotron UVX do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), para a nova fonte de luz síncrotron Sirius, e também para aplicações externas (medicais, industriais, educacionais) através de colaborações com industrias e universidades.

Atualmente, o foco do grupo é o desenvolvimento de expertise na área dos detectores híbridos, formados por um sensor semicondutor e um circuito integrado de leitura CMOS (semicondutor de metal-óxido complementar, da sigla em inglês). Isso se dá especialmente através do projeto Medipix, coordenado pelo CERN, com o LNLS sendo membro da colaboração Medipix3.

Os principais desafios tecnológicos e científicos na elaboração de detectores híbridos são a montagem dos sensores com circuitos integrados; o desenvolvimento de hardware, firmware e software para controle dos chips; a leitura e processamento de dados; e a caracterização dos sensores baseados em materiais semicondutores.

Outra particularidade deste grupo é, além do desenvolvimento padrão de detectores (front end, hardware e software genérico), desenvolver métodos de tratamento do sinal específicos a determinada técnica e baseados em modelos de detecção.

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Jean Marie PolliEspecialista Líder(19) 3512-3550jean.polli@lnls.br
Allan Gilmour Anderson JuniorAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Debora de Paiva MagalhaesAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Luciano Utrabo CamachoTécnico
Marcos Roberto Bissiano ErradaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
William Roberto de AraujoAnalista de Desenvolvimento Tecnológico