English
Cateretê

O Grupo CATERETÊ é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz CATERETÊ da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Esta linha de luz será otimizada para realizar imagem por difração coerente de raios X (CDI), espectroscopia de correlação de fótons por raios X (XPCS) e espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) e ultra baixo ângulo (USAXS) resolvido no tempo. Entre as suas aplicações, será possível investigar a dinâmica e estrutura em escala nanométrica em sistemas biológicos e matéria condensada nas áreas de catálise, polímero, petróleo, assim como na resolução de problemas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

A equipe é também responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha de luz.

Linha de Luz Cateretê

A linha de luz CATERETÊ (Coherent And TimE REsolved ScatTEring) terá capacidades únicas no imageamento de materiais biológicos e matéria condensada mole com particular enfoque na aplicação de técnicas de difração e espalhamento de raios X coerentes.

Coordenação

Florian E. P. Meneau
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3512 1132
florian.meneau@lnls.br

Equipe Científica

Paulo R. de A. Furtado
Pesquisador(a)
Paloma V. Melguizo
Pesquisador(a) Pós-doutoral
Aline R. Passos
Pesquisador(a)
Carla C. Polo
Pesquisador(a)

Equipe Técnica

Joao P. C. Zerba
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Tiago A. Kalile
Analista de Desenvolvimento Tecnológico

Estudantes

Jhonatan M. Silva
Estudante de Pós-graduação