English

CATERETÊ

VOLTAR

CONTATO


Líder: Florian Edouard Pierre Meneau

Telefone: +55 19 3512 1132

E-mail: florian.meneau@lnls.br

O Grupo CATERETÊ é responsável pelo projeto da Linha de Luz CATERETÊ na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha de luz será otimizada para realizar imagem por difração coerente de raios X (CDI) e espectroscopia de correlação de fótons por raios X (XPCS). Entre as suas aplicações, será possível investigar a dinâmica de fenômenos biológicos e de estruturas nanométricas nas áreas de óleo, catalisadores e polímeros, assim como na resolução de problemas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

O Grupo CATERETÊ é ainda responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz SAXS1 dedicada a técnicas de Espalhamento de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha SAXS1.

LINHA DE LUZ CATERETE

Cateretê (Coherent And TimE REsolved ScatTEring) será uma linha de luz otimizada para realizar imagem por difração coerente de raios X (CDI) e espectroscopia de correlação de fótons por raios X (XPCS). Entre as suas aplicações, será possível investigar a dinâmica de fenômenos biológicos e de estruturas nanométricas nas áreas de óleo, catalisadores e polímeros, assim como na resolução de problemas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

 

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SAXS1

A linha de luz SAXS1 é dedicada ao espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS, na sigla em inglês), operando em uma energia fixa de 8 keV. Ela foca em investigações estruturais de materiais e amostras biológicas, na escala de nanômetros a micrômetros, com aplicações em ciência de matérias, química, géis, reologia, biologia estrutural, ciências ambientais e geociências.

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SAXS2

A Linha de Luz SAXS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) na região dos raios X duros (6 a 12 keV) para o estudo da forma, tamanho e estrutura de materiais moles na nanoescala com tamanhos variando entre 1 e 100 nanômetros com aplicações em Bilogia Molecular, Medicina, Ciências da Vida, Química e Ciência dos Materiais.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo
Aline Ribeiro PassosBolsista - Pós-Doutorado
Carla Cristina PoloPesquisador
Florian Edouard Pierre MeneauPesquisador, Líder
Joao Paulo Castro ZerbaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Paloma Vinaches MelguizoBolsista - Pós-Doutorado
Tiago Araujo KalileTécnico