English

CARNAÚBA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Helio Cesar Nogueira Tolentino

Telefone: +55 19 3512 1298

E-mail: helio.tolentino@lnls.br

O Grupo CARNAÚBA é responsável pelo projeto da Linha de Luz CARNAÚBA na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha será dedicada a múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.

O Grupo CARNAÚBA é também responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz XRF dedicada a técnicas de Fluorescência de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha XRF.

LINHA DE LUZ CARNAUBA

Carnaúba (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) é uma linha de luz com múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.

 

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRF

A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV). O foco desta linha de luz está na determinação e mapeamento de elementos químicos traço em amostras com aplicações em química analítica, biomedicina, geoquímica ambiental e ciência dos materiais.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo
Anna Paula da Silva Sotero LevinskySupervisor(a) de Instrumentação Científica
Carlos Alberto PerezPesquisador(a)
Carlos Sato Baraldi DiasPesquisador(a)
Dean Louis Ralph HesterbergPesquisador(a)
Douglas GalantePesquisador(a)
Flavia CallefoPesquisador(a) Pós-doutoral
Francisco Mateus Cirilo da SilvaEstudante de Pós-graduação
Helio Cesar Nogueira TolentinoPesquisador(a), Líder
Itamar Tomio NeckelPesquisador(a)
Jackson Luis da SilvaTécnico(a)
Joao Julio Mendes AgueraEstudante de Pós-graduação
Leonardo Mitsuo KofukudaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Rafael Uarth FassbenderEstudante de Pós-graduação
Rodrigo SzostakEstudante de Pós-graduação
Veronica de Carvalho TeixeiraPesquisador(a)