English
Carnaúba

O Grupo CARNAÚBA é responsável pelo projeto, comissionamento e operação da Linha de Luz CARNAÚBA (Coherent X-ray Nanoprobe Beamline) da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Esta é a linha mais longa do Sirius, com aproximadamente 145 m de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostras. Isso é necessário para haja uma alta demagnificação óptica e se possa obter feixe de raios X com dimensões da ordem de dezenas de nanômetros, fazendo desta linha um microscópio de raios X.

A linha de luz CARNAÚBA, a mais longa do Sirius, operará na faixa dos tender X-rays (2 – 15 keV) e contará com duas estações experimentais, sendo a primeira delas a TARUMÃ (Tender-to-hard X-ray for sub-micro analysis), na qual haverá múltiplos ambientes de amostras, incluindo geometrias para estudos em eletroquímica, reatores, células de microfluídica, rhyzobox dedicada a estudos da rizosfera de plantas e câmara escura para estudos em luminescência óptica excitada por raios X. A segunda estação, a SAPOTI (Scanning Analysis by Ptycho for Tomographic Imaging), operará em ambiente criogênico e ultra alto vácuo, atingindo resoluções de até 30 nm.

Devido ao alto brilho e coerência do feixe da CARNAÚBA, esta linha é dedicada a técnicas avançadas como imagem por difração coerente (Bragg CDI e ptychography) e imageamento 2D, 3D e hiperespectral baseado na absorção, emissão e espalhamento de raios X, através de técnicas como a absorção de raios X por transmissão e fluorescência, luminescência óptica excitada por raios X e difração de raios X.

Linha de Luz Carnaúba

CARNAÚBA (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) é a linha de luz mais longa do Sirius, com aproximadamente 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra, o que permite produzir uma alta demagnificação óptica e atingir resoluções espaciais na ordem dos nanômetros.

Coordenação

Douglas Galante
Pesquisador(a) Líder
+55 19 3512 1140
douglas.galante@lnls.br

Equipe Científica

Diego F. Dias
Pesquisador(a) Pós-doutoral
Itamar T. Neckel
Pesquisador(a)
Flavia Callefo
Pesquisador(a) Pós-doutoral
Veronica de C. Teixeira
Pesquisador(a)
Carlos S. B. Dias
Pesquisador(a)
Carlos A. Perez
Pesquisador(a)
+55 19 3517 5081
carlos.perez@lnls.br

Equipe Técnica

Antonio C. P. Neto
Analista de Desenvolvimento Tecnológico
Jackson L. da Silva
Técnico(a)
Anna P. da S. S. Levinsky
Especialista
Leonardo M. Kofukuda
Analista de Desenvolvimento Tecnológico

Estudantes

Henrique P. Moreno
Estudante de Pós-graduação
Joao J. M. Aguera
Estudante de Pós-graduação