Líder: Douglas Galante
Telefone: +55 19 3517 5081
E-mail: douglas.galante@lnls.br
O Grupo CARNAÚBA é responsável pelo projeto da Linha de Luz CARNAÚBA na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha será dedicada a múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.
O Grupo CARNAÚBA é também responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz XRF dedicada a técnicas de Fluorescência de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha XRF.
Carnaúba (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) é uma linha de luz com múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.
A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV). O foco desta linha de luz está na determinação e mapeamento de elementos químicos traço em amostras com aplicações em química analítica, biomedicina, geoquímica ambiental e ciência dos materiais.