English

CARNAÚBA

VOLTAR

CONTATO


Líder: Helio Cesar Nogueira Tolentino

Telefone: +55 19 3512 1298

E-mail: helio.tolentino@lnls.br

O Grupo CARNAÚBA é responsável pelo projeto da Linha de Luz CARNAÚBA na nova fonte de luz síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Sirius. Esta linha será dedicada a múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.

O Grupo CARNAÚBA é também responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz XRF dedicada a técnicas de Fluorescência de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do LNLS. A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha XRF.

LINHA DE LUZ CARNAUBA

Carnaúba (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) é uma linha de luz com múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.

 

SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRF

A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV). O foco desta linha de luz está na determinação e mapeamento de elementos químicos traço em amostras com aplicações em química analítica, biomedicina, geoquímica ambiental e ciência dos materiais.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Anna Paula da Silva Sotero LevinskySupervisor de Instrumentação Científica
Carlos Alberto PerezPesquisador+55 19 3517 5081carlos.perez@lnls.br
Carlos Sato Baraldi DiasPesquisador
Douglas GalantePesquisador+55 19 3517 5081douglas.galante@lnls.br
Flavia CallefoBolsista - Pós-Doutorado
Francisco Mateus Cirilo da SilvaBolsista - Mestrado
Francisco Mateus Cirilo da SilvaBolsista - Mestrado
Helio Cesar Nogueira TolentinoPesquisador, Líder+55 19 3512 1298helio.tolentino@lnls.br
Jackson Luis da SilvaTécnico
Joao Julio Mendes AgueraBolsista - Doutorado
Lara Maldanis Cerqueira PeresBolsista - Mestrado
Leonardo Mitsuo KofukudaAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Rafael Uarth FassbenderBolsista - Doutorado
Rodrigo SzostakBolsista - Doutorado
Thiago Monfredini da SilvaBolsista - Pós-Doutorado
Veronica de Carvalho TeixeiraPesquisador