Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

DXAS

VOLTAR

CONTATO


Líder: Gustavo de Medeiros Azevedo
Email: gustavo.azevedo@lnls.br
Telefone: +55 19 3518 3192
 
Email da Linha de Luz: N/A
Telefone da Linha de Luz: + 55 19 3512 1141

O Grupo da Linha DXAS é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz DXAS dedicada a técnicas de Absorção de Raios X da atual fonte de luz síncrotron UVX do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A equipe de pesquisadores e técnicos é responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha DXAS.

LINHA DE LUZ

A linha de luz DXAS é uma estação experimental dedicada a técnica de espectroscopia dispersiva de absorção de Raios X (acrônimo para DXAS), em raios X duros, no intervalo de 5 a 14 keV. A peculiaridade dessa linha de luz é a capacidade de coletar espectros de absorção, com uma determinada banda de energia, sem qualquer movimentação mecânica dos seus elementos ópticos. A DXAS é especialmente apropriada para detectar sinais pouco intensos em experimentos de XANES (Espectroscopia de Estrutura Fina de Absorção de Raios X), XMCD (Dicroísmo magnético circular de Raios X) e para rastrear reações químicas dependentes do tempo.

SAIBA MAIS

EQUIPE

Nome Cargo TelefoneEmailCV
Gustavo de Medeiros AzevedoPesquisador, Líder(19) 3518-3192gustavo.azevedo@lnls.br
Alexey Marques EspindolaSupervisor de Instrumentação Científica
Amelie Claire RochetPesquisador
Carlos Doro NetoAnalista de Desenvolvimento Tecnológico
Daniela Coelho de OliveiraPesquisador(19) 3512-3549doliveira@lnls.br