English
Linha de Luz Sapê

SAPÊ (Angle-resolved PhotoEmission) é uma linha de luz dedicada à realização de experimentos utilizando espectroscopia de fotoemissão, cuja técnica experimental é comumente conhecida com ARPES (sigla em inglês para Angle-Resolved Photoemission Spectroscopy). Nela será possível obter dados com alta resolução em energia e momento dos fotoelétrons.

A linha de luz SAPÊ irá operar com fótons na região do ultravioleta de vácuo (VUV, sigla em inglês para Vacuum UltraViolet) do espectro eletromagnético, com energias entre 8 eV e 70 eV.  A extração desses fótons é feita de um dipolo B2 e a energia dos fótons será selecionada utilizando um VLS-PGM. O feixe micrométrico, com um fluxo na ordem de 1011 fótons por segundo, permitirá a investigação da estrutura eletrônica de amostras ou domínios com áreas de aproximadamente 20×20 μm2.

É importante apontar que a linha SAPÊ contará com um sistema anexo à câmara principal que inclui um sistema de preparação de amostras onde será possível realizar limpezas e clivagem de amostras antes dos experimentos. Os sistemas que compõe a estação experimental estarão sob condições de ultra-alto vácuo (UHV, sigla em inglês para Ultrahigh Vaccum), o que garantirá a integridade das amostras após o procedimento de preparação.

CONTATO & EQUIPE

E-mail da Instalação: sape@lnls.br

Coordenação: Wendell S. E. Silva
Tel.: +55 19 3512 1042
E-mail: wendell.silva@lnls.br

Clique aqui  para mais informações sobre a equipe responsável por esta Instalação.

LAYOUT & ELEMENTOS ÓTICOS

Elemento Tipo Posição [m] Descrição
Source Bending Magnet 0,30 Dipole B2
M1 Mirror 10,60 Side-bounce Sagittal Cylinder
M2 Mirror 14,10 Side-bounce Meridional Cylinder
Grating Monochromator 22,22 VLS-PGM
M5 Mirror 33,19 Side-bounce Ellipsoidal

PARÂMETROS

Parâmetro Valor Condição
Faixa de energia 8 – 60 eV
Resolução de Energia (ΔE/E) 10−4 – 10−3
Varredura de energia Sim
Tamanho do feixe 20×20 μm2
Divergência do feixe 17 mrad
Ambientes de amostra UHV enviroment with pressures better than 5×10-11 mbar. Temperatures from 16 K to 300 K