VISÃO GERAL
Carnaúba (Coherent X-rAy NAnoprobe BeAmline) é uma linha de luz com múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Ela é a linha mais longa do Sirius, com 145 metros de distância entre a fonte de luz e o ambiente de amostra. Este comprimento é necessário para produzir uma alta demagnificação óptica e atingir um tamanho de foco de cerca de 30 nm.
A Linha de Luz Carnaúba cobrirá a faixa de energia de 2 a 14 keV, o que permite descer às bordas K dos elementos mais leves, como fósforo e enxofre. Vários tipos de análises de materiais nano-estruturados serão possíveis, permitindo obter imagens 2D e 3D com resolução nanométrica de composição e estrutura utilizando contraste de espectroscopia de absorção, emissão e difração. Essas imagens são obtidas por meio de varreduras com precisão nanométrica da amostra em relação ao feixe de luz síncrotron. Algumas das principais áreas beneficiadas por estas técnicas serão Ciência de materiais (catalisadores, magnetismo, semicondutores); Nanotecnologia (saúde, informação); Ciência ambiental (geociência, matérias em pressões extremas, petrologia); e Ciências da vida (aplicações médicas e biológicas).
O projeto óptico desta linha de luz aproveita-se da baixa emitância do Sirius, permitindo que o feixe na amostra seja, ao mesmo tempo, nanométrico e relativamente de baixa divergência, com grande profundidade de foco. Este último é um aspecto importante para a técnica de difração com contraste de fase.