English
Workshops Recorrentes

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos.

Workshop AgroEnviro

O Workshop AgroEnviro – Aplicações da Radiação Síncrotron para Ciências Fundamentais em Pesquisa Agrícola e Ambiental – visa motivar os cientistas brasileiros a utilizar a fonte de luz síncrotron de 4ª geração altamente avançada, Sirius, para abordar questões científicas fundamentais para resolver problemas agrícolas e ambientais de preocupação no Brasil .

O workshop traz apresentações de palestrantes convidados brasileiros e internacionais que abordam temas relacionados ao manejo de nutrientes, água, metais pesados ​​e poluentes orgânicos em solos e ambientes naturais. Além disso, pesquisadores do CNPEM destacam as capacidades únicas das linhas de luz Sirius para fornecer aos cientistas brasileiros ferramentas de última geração para resolver problemas agrícolas e ambientais.

Workshop Carnaúba

O Carnaúba Workshop – Sirius Workshop em Nanospectroscopia de Raios-X, Nanodifração e Nanoimagem – reúne a comunidade do LNLS e especialistas que trabalham na área de espectroscopia, difração e imagem de raios X em instalações de ponta ao redor do mundo para apresentar e discutir as novas oportunidades científicas oferecido por nanossondas de raios X com recursos de varredura de energia.

O workshop consiste em plenárias e palestras com a participação de especialistas brasileiros e internacionais. Carnaúba um workshop multidisciplinar, abrangendo um vasto leque de aplicações como: biologia, medicina e toxicologia; meio ambiente, geofísica e geoquímica; ciência de plantas e solo; paleontologia e patrimônio cultural; energia e materiais funcionais; materiais semicondutores, fotônicos e magnéticos.

Workshop Cateretê

O Workshop Cateretê – International User Workshop On Coherent X-Ray Imaging and Small Angle Ray Scattering – tem como objetivo apresentar e discutir as novas perspectivas científicas oferecidas pela linha de luz CATERETE, em construção na fonte de luz síncrotron de 4ª geração, Sirius, dedicada aos coerentes e experimentos de espalhamento resolvidos no tempo. O CATERETE fornecerá ferramentas de pesquisa de ponta que não existem hoje no Brasil, como imagens 3D com resolução de 10 nanômetros, espectroscopia de correlação de fótons de raios-X (XPCS) para estudar a dinâmica e espalhamento de raios-X em ângulos ultra-pequenos.

O workshop consiste em plenárias e palestras com a participação de especialistas internacionais e todos os participantes são convidados a propor contribuições para palestras ou pôsteres. É uma grande oportunidade de interagir com especialistas, descobrir as novas ferramentas científicas oferecidas à comunidade científica.