English

LUZ SÍNCROTRON?

A luz, ou radiação, síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética de alto fluxo e alto brilho produzida quando partículas carregadas, aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz, têm sua trajetória desviada por campos magnéticos. A radiação síncrotron se estende por uma faixa ampla do espectro eletromagnético desde a luz infravermelha, passando pela radiação ultravioleta e chegando aos raios X.

Seu amplo espectro permite aos pesquisadores utilizar os comprimentos de onda mais adequados para o experimento que desejam executar. Seu alto fluxo permite experimentos mais rápidos e seu alto brilho permite a investigação de detalhes cada vez menores dos materiais. Ainda, ela permite também acompanhar a evolução temporal de processos que ocorrem em frações de segundo.

Essas características fazem das fontes de luz síncrotron equipamentos extremamente versáteis que permitem o estudo da matéria nas suas mais variadas formas e com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico, como física, química, engenharia dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, farmacologia, medicina, geologia e geofísica, agricultura, oceanografia, petróleo e gás, paleontologia e muitas outras.

UVX TOUR VIRTUAL SIRIUS
CIÊNCIA
Pesquisa investiga estrutura de enzima de bactéria causadora da tuberculose

Resultados sobre a interação com antibióticos podem levar ao desenvolvimento de novas formas de tratamento para esta doença

CONTINUAR LENDO
CIÊNCIA
Identificação de nova mutação genética associada à deficiência intelectual

Estudo ajuda a entender os mecanismos envolvidos em transtornos do neurodesenvolvimento

CONTINUAR LENDO
CIÊNCIA
Novo fertilizante para liberação controlada de nutrientes

Pesquisa investiga material a base de poli(butileno succinato), ureia e argila

CONTINUAR LENDO
OPORTUNIDADES
Oportunidade para Pesquisador

O LNLS tem uma posição permanente para pesquisador com experiência em micro e nanotomografia de raios X (XCT)

CONTINUAR LENDO
NOTÍCIAS
Chamado especial para propostas para as linhas de luz do LNLS

A submissão está aberta de 10 de dezembro de 2018 a 10 de maio de 2019, e destina-se a complementar propostas avaliadas e executadas nos últimos dois anos.

CONTINUAR LENDO
NOTÍCIAS
Cerimônia marca entrega da primeira etapa do projeto Sirius

Nova fonte de luz sìncrotron é a maior e mais complexa estrutura de pesquisa do País e será colocada à disposição de pesquisadores do Brasil e do exterior

CONTINUAR LENDO

LUZ PRA QUÊ?

MULTIMÍDIA