English
Eventos

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados técnicas de luz síncrotron assim como física e engenharia de aceleradores. O LNLS também organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Confira abaixo os próximos eventos do LNLS.

PRÓXIMOS EVENTOS
11 a 16 de Setembro de 2022

O LNLS será o anfitrião da XVIII Conferência Internacional de Espalhamento a Baixos Ângulos (SAS 2022). Em 2022, a construção da Fonte de Luz Síncrotron brasileira de 4ª geração, Sirius, estará finalizada e as novas instalações de espalhamento a baixos ângulos estarão em seus primeiros anos de operação. A realização da SAS2022 oferecerá uma grande oportunidade para promover interações científicas mais fortes com pesquisadores de todo o mundo, permitir uma maior participação da comunidade brasileira e fortalecer o elo entre pesquisa e indústria.

EVENTOS PASSADOS
8 a 11 de Novembro de 2021

Promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, localizado no CNPEM, a 31ª Reunião Anual de Usuários (RAU) será totalmente online entre os dias 8 e 11 de novembro de 2021.

O encontro online tem como objetivo reunir pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta em áreas como Ciência de Materiais, Saúde e Farmacologia, Ciência Ambiental, Energia, Biotecnologia, Imagem de Raios X, Óleo e Gás, Química, entre outras.

A RAU é um importante fórum de discussão, avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento dos projetos de pesquisa a serem realizados na nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

4 a 5 de Outubro de 2021

Organizado pelo LNLS/CNPEM, a segunda edição do XAYNAN Workshop - International Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging acontecerá online entre os dias 4 e 5 e outubro de 2021 pelo Zoom.

O workshop XAYNAN tem o objetivo de reunir a comunidade do LNLS – pesquisadores-usuários, estudantes, cientistas e engenheiros – e especialistas de diversas partes do mundo que atuam nas áreas de espectroscopia de raios-x, difração e imagem.

26 a 30 de Julho de 2021

A terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021) será realizada de 26 a 30 de julho de 2021, em formato virtual.

A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Professores das disciplinas Física, Química e Biologia, das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País, podem se candidatar a 500 vagas para uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM.

12 a 23 de Julho de 2021

Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, SP, acontecerá totalmente online entre os dias 12 e 23 de julho de 2021. 

A ER2LS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) é a nova denominação para a Escola Brasileira de Síncrotron (EBS), a fim de prestar homenagem ao Prof. Ricardo Rodrigues, pioneiro da luz síncrotron no Brasil.

28 de Junho a 2 de Julho de 2021

A segunda edição do GRUN - Groundwater Remediation using Nano/biotechnology with focus on the Contaminated Resources in Brazil irá acontecer totalmente online de 28 de junho a 2 de julho de 2021. O evento é organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em parceria com a Teesside University (UK) e o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas (CEPAS/USP).

A conferência promoverá debates acerca de novos processos de remediação de solos e águas subterrâneas contaminados, usando nano e biotecnologia, entre outros. Especialistas do Brasil e do mundo discutirão as mais recentes e avançadas tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas e suas aplicações no contexto brasileiro.