English

Eventos

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados técnicas de luz síncrotron assim como física e engenharia de aceleradores. O LNLS também organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Confira abaixo os próximos eventos do LNLS.


PRÓXIMOS EVENTOS

9 a 12 de Novembro de 2020

30ª Reunião Anual de Usuários (RAU)

Devido ao surto mundial da pandemia de COVID-19,  a 30ª edição do Encontro Anual de Usuários do LNLS será totalmente remota e online através da plataforma Whova. A 30ª RAU ocorrerá entre os dias 9 e 12 de novembro de 2020.

O encontro online tem como objetivo reunir cerca de 500 pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta. O evento online visa promover a troca de experiências entre os usuários e debates sobre as futuras instalações, que deverão estar em funcionamento nos próximos anos.

A RAU é um importante fórum de discussão, avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento dos projetos de pesquisa a serem realizados na nova fonte de luz síncrotron brasileira, o Sirius. A participação da comunidade científica torna-se essencial para descrever suas necessidades e expectativas em relação à nova fonte. A reunião da RAU é o lugar ideal para fomentar esse debate.

SAIBA MAIS

23 a 28 de Maio de 2021

International Particle Accelerator Conference (IPAC) 2021

A IPAC (International Particle Accelerator Conference) é uma grande conferência anual na área de aceleradores de partículas. O Brasil foi escolhido, pela primeira vez, para ser a sede da 12ª edição do evento, marcado para 2021, e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron será o seu organizador local.

A conferência reúne cerca de 1200 cientistas de aceleradores, engenheiros, estudantes e empresários, vindos de mais de 30 países, para discutir os últimos avanços na área de aceleradores de partículas, fontes de luz síncrotron, laser de elétrons livres, e instrumentação associada. A conferencia conta também com a participação de cerca de 100 expositores de equipamentos e produtos relacionados à área, além de reuniões especiais de agências de fomento à ciência, oficinas com tópicos específicos, além de outros eventos satélites.

SAIBA MAIS

11 a 16 de Setembro de 2022

XVIII International Small-Angle Scattering Conference (SAS 2022)

O LNLS será o anfitrião da XVIII Conferência Internacional de Espalhamento a Baixos Ângulos (SAS2022). Em 2022, a construção da Fonte de Luz Síncrotron brasileira de 4ª geração, Sirius, estará finalizada e as novas instalações de espalhamento a baixos ângulos estarão em seus primeiros anos de operação. A realização da SAS2022 oferecerá uma grande oportunidade para promover interações científicas mais fortes com pesquisadores de todo o mundo, permitir uma maior participação da comunidade brasileira e fortalecer o elo entre pesquisa e indústria.

SAIBA MAIS