English
Eventos

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados técnicas de luz síncrotron assim como física e engenharia de aceleradores. O LNLS também organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Confira abaixo os próximos eventos do LNLS.

PRÓXIMOS EVENTOS
23 a 24 de Junho de 2022
A linha de luz CEDRO, dedicada ao dicroísmo circular de radiação síncrotron, está em fase de montagem em Sirius. Nesta segunda edição do workshop, continuaremos destacando as importantes aplicações do SRCD e apresentando a linha de luz à comunidade. Mais informações no website.
11 a 22 de Julho de 2022
A ER2LS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. Mais informações no site.
25 a 29 de Julho de 2022
A ESPEM oferece uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM. Mais informações em breve no site. 
11 a 16 de Setembro de 2022

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sediará a 18ª edição da International Small Angle Scattering Conference (SAS2022), de 11 a 16 de setembro de 2022.

SAS é uma conferência trienal que visa reunir os especialistas em espalhamento a baixo ângulo de todo o mundo para compartilhar suas experiências. O evento consiste em palestras plenárias com especialistas em SAS reconhecidos internacionalmente, várias sessões paralelas de seminários sobre temas selecionados cobrindo diversos campos científicos, como biologia estrutural, ciência dos polímeros, catálise, instrumentação, modelagem, entre outros.

17 a 20 de Setembro de 2022
A Escola de SAXS é voltada para alunos e pesquisadores em início de carreira interessados em aprender técnica de espalhamento a baixos ângulos (SAXS) utilizada para análise de sistemas biológicos, como proteínas e biomembranas. Mais informações no site.
3 a 4 de Outubro de 2022
Workshop Internacional de Matéria Heterogênea e Hierárquica (H2MAT)
O workshop H2MAT terá foco nas aplicações de técnicas de síncrotron para explorar desafios científicos de materiais heterogêneos e hierárquicos, incentiva que participantes apresentem seus casos científicos e suas expectativas de uso das linhas de luz do Sirius para resolver suas ideias pioneiras. Mais informações em breve.
7 a 11 de Novembro de 2022
O encontro online tem como objetivo reunir pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta em áreas como ciência dos materiais, saúde e farmacologia, ciência ambiental, energia, biotecnologia, imagem de Raios X, óleo e gás, química, entre outras. Mais informações em breve.
EVENTOS PASSADOS
8 a 11 de Novembro de 2021

Promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, localizado no CNPEM, a 31ª Reunião Anual de Usuários (RAU) será totalmente online entre os dias 8 e 11 de novembro de 2021.

O encontro online tem como objetivo reunir pesquisadores que utilizam a instrumentação científica do LNLS para realizar experimentos de ponta em áreas como Ciência de Materiais, Saúde e Farmacologia, Ciência Ambiental, Energia, Biotecnologia, Imagem de Raios X, Óleo e Gás, Química, entre outras.

A RAU é um importante fórum de discussão, avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento dos projetos de pesquisa a serem realizados na nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

4 a 5 de Outubro de 2021

Organizado pelo LNLS/CNPEM, a segunda edição do XAYNAN Workshop - International Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging acontecerá online entre os dias 4 e 5 e outubro de 2021 pelo Zoom.

O workshop XAYNAN tem o objetivo de reunir a comunidade do LNLS – pesquisadores-usuários, estudantes, cientistas e engenheiros – e especialistas de diversas partes do mundo que atuam nas áreas de espectroscopia de raios-x, difração e imagem.

26 a 30 de Julho de 2021

A terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021) será realizada de 26 a 30 de julho de 2021, em formato virtual.

A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Professores das disciplinas Física, Química e Biologia, das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País, podem se candidatar a 500 vagas para uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM.

12 a 23 de Julho de 2021

Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, SP, acontecerá totalmente online entre os dias 12 e 23 de julho de 2021. 

A ER2LS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) é a nova denominação para a Escola Brasileira de Síncrotron (EBS), a fim de prestar homenagem ao Prof. Ricardo Rodrigues, pioneiro da luz síncrotron no Brasil.

28 de Junho a 2 de Julho de 2021

A segunda edição do GRUN - Groundwater Remediation using Nano/biotechnology with focus on the Contaminated Resources in Brazil irá acontecer totalmente online de 28 de junho a 2 de julho de 2021. O evento é organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em parceria com a Teesside University (UK) e o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas (CEPAS/USP).

A conferência promoverá debates acerca de novos processos de remediação de solos e águas subterrâneas contaminados, usando nano e biotecnologia, entre outros. Especialistas do Brasil e do mundo discutirão as mais recentes e avançadas tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas e suas aplicações no contexto brasileiro.