English

Eventos

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) sedia e organiza Congressos e outros Eventos Científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes para a discussão dos desenvolvimentos mais recentes relacionados técnicas de luz síncrotron assim como física e engenharia de aceleradores. O LNLS também organiza regularmente Escolas e Workshops com o objetivo de popularizar técnicas de luz síncrotron e treinar usuários, novos e regulares, na obtenção, tratamento e análise de dados dos experimentos. Confira abaixo os próximos eventos do LNLS.


EVENTO EM ANDAMENTO

23 a 28 de Setembro de 2019

International Workshop on Infrared Microscopy and Spectroscopy with Accelerator Based Sources (WIRMS)

A 10ª edição do WIRMS acontecerá no Brasil, promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, no período de 23 a 28 de setembro de 2019 e vai destacar os últimos avanços em espectroscopia e imageamento com infravermelho em instalações de fontes de luz síncrotron e lasers de elétrons livres. O evento vai reunir cerca de 100 participantes incluindo especialistas em espectroscopia em infravermelho de várias modalidades como imageamento químico ultra-resolvido, análise vibracional em ambientes extremos, espectroscopia em THz, novas fontes e detectores de infravermelho, análise química resolvida no tempo, tomografia espectral em infravermelho, entre outros.

SAIBA MAIS

PRÓXIMOS EVENTOS

8 a 9 de Outubro de 2019

CARNAÚBA Workshop

O 1º Workshop Carnaúba reunirá a comunidade do LNLS – usuários externos, cientistas e engenheiros – e especialistas que trabalham no campo da espectroscopia, difração e imagem por raios X nas principais instalações do mundo para apresentar e discutir as novas oportunidades científicas oferecidas pelas nanossondas de raios X com capacidade varredura em energia.

SAIBA MAIS

5 a 7 de Novembro de 2019

29ª Reunião Anual de Usuários (RAU)

A 29ª edição da Reunião Anual de Usuários (RAU) tem a intenção de reunir a comunidade de usuários do LNLS, encorajando a troca de experiencias e debates acerca das instalações existentes e futuras. É um importante fórum para discussão, avaliação e apresentação de propostas para a melhoria das estruturas de pesquisa. Com a iminente inauguração do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, a participação da comunidade cientifica torna-se essencial com o propósito de identificar as necessidades e as expectativas para a nova fonte síncrotron. A Reunião Anual é o ambiente ideal para promover tal debate.

SAIBA MAIS

13 a 17 de Setembro de 2020

International Beam Instrumentation Conference (IBIC) 2020

A IBIC (International Beam Instrumentation Conference) dedica-se a explorar os desafios de física e engenharia das técnicas de diagnóstico e medição de feixes para aceleradores de partículas. Muitas colaborações se estabelecem e se fortalecem durante a conferência já que este é o principal evento na área e é realizado anualmente, tendo as sedes alternadas entre Ásia, Europa e Américas.

O programa da conferência inclui tutoriais, mesas redondas e palestras convidadas, assim como sessões de pôsteres. Uma exposição industrial ocorre durante toda a conferência e uma visita ao instituto sede ocorre no último dia do evento.Todos os profissionais de física e engenharia que trabalham com diagnóstico e instrumentação em aceleradores de partícula fazem parte do público alvo do evento.

23 a 28 de Maio de 2021

International Particle Accelerator Conference (IPAC) 2021

A IPAC (International Particle Accelerator Conference) é uma grande conferência anual na área de aceleradores de partículas. O Brasil foi escolhido, pela primeira vez, para ser a sede da 12ª edição do evento, marcado para 2021, e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron será o seu organizador local.

A conferência reúne cerca de 1200 cientistas de aceleradores, engenheiros, estudantes e empresários, vindos de mais de 30 países, para discutir os últimos avanços na área de aceleradores de partículas, fontes de luz síncrotron, laser de elétrons livres, e instrumentação associada. A conferencia conta também com a participação de cerca de 100 expositores de equipamentos e produtos relacionados à área, além de reuniões especiais de agências de fomento à ciência, oficinas com tópicos específicos, além de outros eventos satélites.

SAIBA MAIS

13 a 18 de Setembro de 2021

XVIII International Small-Angle Scattering Conference (SAS 2021)

O LNLS será o anfitrião da XVIII Conferência Internacional de Espalhamento a Baixos Ângulos (SAS2021). Em 2021, a construção da Fonte de Luz Síncrotron brasileira de 4ª geração, Sirius, estará finalizada e as novas instalações de espalhamento a baixos ângulos estarão em seus primeiros anos de operação. A realização da SAS2021 oferecerá uma grande oportunidade para promover interações científicas mais fortes com pesquisadores de todo o mundo, permitir uma maior participação da comunidade brasileira e fortalecer o elo entre pesquisa e indústria.

SAIBA MAIS