INTERAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO
Acordos de Cooperação:
Uma das formas de interação com o setor produtivo é o estabelecimento Acordos de Cooperação entre laboratório e indústria para responder a questões complexas levantadas pelo cliente por meio da expertise de cada pesquisador do LNLS e da utilização da infraestrutura laboratorial única da fonte de luz síncrotron.
Transferência de Tecnologia e Licenciamento:
A interação com indústria também pode se dar pela transferência de tecnologias, processos ou produtos inovadores, geradas internamente no LNLS e do licenciamento dessas tecnologias a parceiros para sua inserção no mercado.
Prestação de Serviços Complexos:
O LNLS oferece à indústria a prestação de serviços complexos e tipicamente não encontrados em outros centros de pesquisa e/ou universidades. E, ainda que um serviço seja encontrado em outro lugar, as características da fonte de luz síncrotron e de suas estações experimentais levam a tempos de resposta significativamente menores.
Demandas Tecnológicas Internas:
Por fim, o laboratório também estimula o desenvolvimento de tecnologia nas industrias por meio de demandas tecnológicas de equipamentos, dispositivos e sistemas complexos para manutenção da atual fonte de luz síncrotron UVX e para a construção da nova fonte de luz síncrotron Sirius.