English

Eventos de Divulgação Científica

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) tanto organiza eventos de divulgação científica quanto participa regularmente deste tipo de evento  promovidos pela esfera pública e por associações não-governamentais e nos quais são apresentadas as pesquisas realizadas no Laboratório.

Ciência Aberta


Todo ano, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abre suas portas para milhares de pessoas interessadas em aprender mais sobre ciência. O evento inclui visitas guiadas aos quatro Laboratórios Nacionais, exposições, estações interativas e palestras informais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e realizada nacionalmente desde 2004 com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). O objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Em Campinas, o evento conta com a parceria e coordenação municipal da Prefeitura de Campinas, já que o município aprovou em 2013, a Lei 14.655, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade, que é realizada concomitantemente à SNCT. Como parte da programação de Campinas, o CNPEM participa das ações organizadas pela prefeitura municipal, proporcionando, entre outras atividades, visitas de grupos de alunos de Ensino Médio ao LNLS e outros Laboratórios Nacionais do campus.

Reunião Anual da SBPC


A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é promovida desde 1948. A reunião conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento serve como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência em diversas áreas do conhecimento e para o debate de políticas públicas ligadas ao tema. A entrada para a reunião da SBPC é gratuita e conta com uma exposição direcionadas ao grande público e aos participantes da reunião, chamada ExpoT&C, com estandes de mais de cem instituições de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação.

O LNLS participa da ExpoT&C por meio do estande do CNPEM, em que Centro demonstra para os visitantes parte dos trabalhos realizados no LNLS e nos outros Laboratórios Nacionais: de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).