English

Chamado de propostas de pesquisa relacionadas à COVID-19

VOLTAR

No início de julho de 2020 foram realizados os primeiros experimentos na linha de luz Manacá, ainda em caráter de comissionamento científico.  Diante de testes iniciais que evidenciam a capacidade da linha de luz Manacá em gerar dados confiáveis e em resposta à crise causada pela pandemia de COVID-19, o CNPEM disponibiliza, em caráter excepcional, esta ferramenta à comunidade científica brasileira dedicada a pesquisas relacionadas à COVID-19.

A partir de 13 de julho, um chamado especial de propostas de pesquisa está aberto para pesquisadores dedicados a estudar os mecanismos moleculares relacionados à ação do vírus SARS-CoV-2. Os pesquisadores que desejam submeter uma proposta de pesquisa para utilizar a linha de luz Manacá nesta chamada devem ter experiência prévia na utilização de uma linha de luz síncrotron e, em particular, na técnica experimental de cristalografia de proteínas.

Condições Experimentais da Linha de luz


Os usuários poderão submeter suas propostas de pesquisa agora e devem começar a acessar a instalação a partir de agosto, após análise técnica das propostas.

É importante ter em mente que o Sirius ainda está em comissionamento e processo final de montagem. Os testes nos aceleradores e a montagem de outras linhas de luz impõem limitações para a realização de experimentos. No momento, ainda não há feixe de luz disponível em tempo integral na MANACÁ. Inclusive, a linha de luz ainda não opera em condições ideais e não atinge sua melhor performance prevista em projeto.

Para os experimentos desta chamada excepcional, em resposta emergencial à pandemia de COVID-19, a linha de luz Manacá deve operar nos seguintes valores de parâmetros:

ParâmetroValor EsperadoCondição Atual
Intervalo de Energia [keV]6 a 20 keV9 keV
Resolução de Energia [$\Delta E/E$]$\approx 1 \times 10^{-4}$$\approx 1 \times 10^{-4}$
Tamanho do feixe na amostra [$\rm \mu m^2$]$5 \times 10$ a $100 \times 100$ $100 \times 100$
Fluxo de fótons na amostraestimado em mais de $ 1\times10^{13}$ fótons por segundo no foco, com corrente de 100mAestimado em aproximadamente $10^{11}$ por segundo no foco. Experimentos realizados em $\approx 6$ minutos, com $\approx 0.1$ segundo de exposição a cada 0.1 grau de rotação. Resoluções em torno de 1.5 angstroms para as amostras testadas.

Eventuais mudanças nesses parâmetros serão atualizadas na tabela acima e comunicadas aos usuários que tiverem propostas de pesquisa aprovadas.

Submissão de Propostas 


A submissão de propostas pode ser feita a qualquer momento a partir da abertura deste chamado especial, dentro das regras de fast-track.

As propostas de pesquisa devem ser submetidas através do sistema SAU Online. Para iniciar o processo de submissão de propostas é necessário que o usuário faça seu registro no portal SAU Online. Para criar uma nova conta no portal, o usuário deve clicar em “Create a new SAU Online Account”. Em seu primeiro acesso, o usuário deverá fornecer informações pessoais e profissionais.

Uma vez registrado no portal SAU Online, o usuário deve clicar em “Submit a new Proposal” e seguir as instruções indicadas. Após submetida, a proposta será encaminhada automaticamente para o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).

Avaliação das Propostas 


O comitê de avaliação das propostas desta chamada será formado pela direção científica do LNLS que se dá o direto ou não de solicitar assessoria externa caso necessário. Após a aprovação, o tempo de feixe será alocado conforme a disponibilidade de feixe no Sirius bem como as condições de trabalho da linha.

Após a aprovação da proposta de pesquisa, o usuário receberá instruções sobre os passos seguintes que devem ser cumpridos antes do início dos trabalhos nas instalações da linha de luz.

Execução dos Experimentos 


Para a execução dos experimentos, devido à crise sanitária, será permitido o acesso de apenas um usuário por proposta de pesquisa aprovada. O usuário será assessorado pela equipe do LNLS durante o experimento.

Medidas Sanitárias 


Em atendimento às medidas sanitárias necessárias para o combate da pandemia, os usuários que forem ao campus do CNPEM para realizar coletas de dados na Manacá deverão obedecer às instruções de segurança instituídas no campus. Dentre elas:

  • Liberação de acesso ao campus apenas mediante autorização prévia;
  • Registro de entrada e saída na portaria;
  • Uso obrigatório de máscaras durante todo período de permanência no campus;
  • Medição da temperatura corporal para acesso às áreas comuns;
  • Circulação controlada entre as instalações;
  • Restrições no contato interpessoal.

Serviços de Apoio ao Usuário 


Devido ao caráter excepcional desta submissão de propostas e as medidas sanitárias necessárias para o combate da pandemia, não será oferecida aos usuários que tiverem proposta aprovada a possibilidade solicitação de auxílio financeiro ou de utilização do alojamento do campus do CNPEM. Da mesma forma, a utilização do refeitório do CNPEM não será possível.

Contato 


Os Serviços de Apoio ao Usuário (SAU) é o ponto de contato para pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolvem propostas de pesquisa nos Laboratórios Nacionais do CNPEM, desde a submissão de propostas de pesquisa até a sua realização. Em caso de dúvidas, contate:

Email: sau@cnpem.br

Telefone: (19) 3512-1025 / (19) 3512-1021