English
Parâmetros do Sistema de Injeção

O Sistema de injeção do Sirius é composto por um Acelerador Linear (LINAC) de 150 MeV, um anel Acelerador Injetor (Booster) que acelera os feixes de elétrons até a energia de operação do Anel de Armazenamento e duas Linhas de Transporte, uma do LINAC para o Booster (LTB) e outra do Booster para o Anel de Armazenamento (BTS). O Sistema de Injeção funciona em modo top-up, isto é, os feixes de elétrons são continuamente injetados no Anel de Armazenamento.

Acelerador Injetor - Booster

A Rede Magnética do Booster consiste em 50 células FODO modificadas, com magnetos adequados para produzir feixes de baixa emitância. A principal diferença deste design para outros Boosters é que ele é composto apenas de segmentos em arco, não havendo longos trechos retos para propagação sem dispersão dos feixes de elétrons. Na circunferência total de 496,8 metros, há inúmeros segmentos de cerca de 4 metros em que não há componentes da rede magnética. Dessa forma, tanto injeção quanto extração, assim como a cavidade de radiofrequência, estão localizadas nesses trechos. Este conceito permite a construção de uma rede magnética altamente simétrica com a necessidade de poucas famílias de magnetos.

O Booster e o Anel de Armazenamento são concêntricos e dividem o mesmo túnel, assim, a alta simetria da rede também permite a maximização da distância radial entre o anel de armazenamento e do acelerador injetor, minimizando a variação no tamanho do corredor entre os dois anéis concêntricos.

A emitância natural obtida no Booster na energia de extração de 3 GeV é bem baixa – 3,47 nm.rad – que é essencial para prover uma boa injeção no Anel de Armazenamento com o processo de injeção por Magneto Pulsado Multipolar.

Parâmetros Valor Unidade
Energia de extração do feixe 3,0 GeV
Energia de injeção do feixe 0,150 GeV
Corrente do feixe 2,0 mA
Circunferência 496,800 m
Frequência de revolução 0,603 MHz
Período de revolução 1,657 µs
Frequência de Ciclagem 2 Hz
Ajustes Betatron 19,204 (h) x 7,314 (v)
Fator de compactação do Momentum $\rm 7,\!19 \times 10^{-4}$
Cromaticidades naturais -33,70 (h) x -13,95 (v)
Emitâncias naturais 3,47 nm.rad
Dispersão natural de energia 0,087 %
Tempo de relaxamento 11,3 (h) x 13,8 (v) x 7,7 (L) ms
Frequência RF 499,654 MHz
Número de Harmônicos 828