Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

UVX é uma fonte de luz síncrotron de segunda geração projetada e construída por brasileiros e com tecnologia nacional. Inaugurada em 1997, foi a primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul e é ainda hoje a única da América Latina. Com instalações abertas, atende a cada ano mais de 1000 pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

UVX possui hoje 17 estações experimentais, chamadas linhas de luz, que permitem a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X.

Atenção! O último período de submissão de propostas para o UVX, a atual fonte de luz síncrotron do LNLS, ocorreu de 1° a 31 de março de 2018, para execução no segundo semestre de 2018. No momento, não há calendário para submissão de propostas para as linhas de luz da nova fonte de luz sincrotron, Sirius.

Mapa disponível somente para versão Web

INICIAR

LINHA DE LUZ SGM

A Linha de Luz SGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de espectroscopia por ultravioleta e raios X moles na faixa de energia de 250 a 1000 eV.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS2

A Linha de Luz XAFS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (3.5 a 17 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XDS

A Linha de Luz XDS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração e Espectroscopia de Raios X na região dos raios X duros (5 a 30 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRF

A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRD2

A Linha de Luz XRD2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração de Raios X na região dos raios X duros (3 a 17 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XPD

A Linha de Luz XPD é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração em Pó de Raios X cobrindo a faixa de energia de 6 a 12 keV, focando em estudos estruturais de materiais cristalinos, defectivos e nanocristalinos.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ PGM

A Linha de Luz PGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia de Raios na região do dos raios X moles (100 a 1500 eV), com aplicações no estudo de propriedades elétricas, magnéticas e estruturais de materiais.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRD1

A Linha de Luz XRD1 é uma estação experimental dedicada a analises por difração de raios X em pó na faixa de energia dos raios X duros (de 5.5 a 14 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ MX2

A Linha de Luz MX2 é uma estação experimental dedicada a Cristalografia de Macromoléculas na região dos raios X duros (5 a 15 keV) com fluxo máximo a 8,5 keV.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DFX

A Linha de Luz DFX é uma estação experimental utilizada internamente para o diagnóstico do feixe de elétrons da Fonte de Luz Síncrotron UVX utilizando Raios X.

LINHA DE LUZ IR1

A Linha de Luz IR é uma estação experimental dedicada à Nano-espectroscopia Infravermelha por Transformada de Fourier (FTIR) com luz Síncrotron na região do infravermelho médio.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IBL

A Linha de Luz IBL é uma estação experimental utilizada internamente para o desenvolvimento e teste de instrumentação para o UVX e para a nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius.

LINHA DE LUZ SXS

A Linha de Luz SXS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Absorção de Raios X e Espectroscopia por Fotoelétrons na região dos raios X moles (1 a 5 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ TGM

A Linha de Luz TGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Ultravioleta, cobrindo uma faixa de energia de 3 a 330 eV (400 to 4 nm).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DXAS

A Linha de Luz DXAS é uma estação experimental dedicada a técnicas de espectroscopia dispersiva por absorção de raios X na região dos raios X duros (5 a 14 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IMX

A Linha de Luz IMX é uma estação experimental dedicada a técnicas de Tomografia de Raios X.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SAXS1

A Linha de Luz SAXS1 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) com energia fixa de 8 keV.

| SAIBA MAIS,'| MORE DETAILS' ); ?>

LINHA DE LUZ SAXS2

A Linha de Luz SAXS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) na região dos raios X duros (6 a 12 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS1

A Linha de Luz XAFS1 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (4 e 24 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DFE

A Linha de Luz DFE é uma estação experimental utilizada internamente para o diagnóstico do feixe de elétrons da Fonte de Luz Síncrotron UVX utilizando Luz Visível.