Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Notícias

Usuários do LNLS se encontram na 27ª RAU

VOLTAR

O evento contou com 140 participantes entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017 no campus do CNPEM


A Reunião Anual de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) atrai, todos os anos, pesquisadores brasileiros e estrangeiros para o debate, a troca de experiências e a integração da comunidade de usuários do Laboratório.

A 27ª edição do evento foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017 no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, Brasil. A reunião contou com a presença de 140 participantes de diversos países. Durante o evento, foram apresentadas 112 comunicações científicas – 22 orais e 90 em formato de pôster.

O encontro foi iniciado com uma visão geral das instalações do Laboratório pelo Diretor do LNLS, Antonio José Roque da Silva, que deu aos participantes a oportunidade de conhecerem de perto os planos futuros para o LNLS, em particular a construção em curso da nova fonte de luz síncrotron, o Sirius. Sessões no decorrer de toda a reunião discutiram os projetos das linhas de luz do Sirius. Também foram apresentados os projetos para a infraestrutura de Tecnologia da Informação, incluindo o controle, aquisição e processamento de dados nas estações experimentais da nova fonte.

Um dos palestrantes convidados, Dr. Tobias Schulli (do European Synchrotron Radiation Facility – ESRF, França) discutiu as perspectivas para novas técnicas experimentais com a combinação de difração e imageamento de raios X. Já o Dr. Rainer Hillenbrand (do Nanoscience Cooperative Research Center – CIC nanoGUNE, Espanha) falou sobre nanoimageamento e nanoespectroscopia de infravermelho como ferramentas analíticas emergentes para ciência e tecnologia.

Ao final do primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o canteiro de obras do edifício que abrigará o Sirius, que já passa dos 70% de conclusão. O programa da reunião contou, ainda, com quatro sessões de Comunicação Oral e duas sessões de Pôsteres, escolhidos dentre as contribuições enviadas pelos usuários.

Durante o encerramento, um painel de discussão organizado pelo Comitê abriu a possibilidade de a comunidade de usuários manifestar seus desejos e dar suas opiniões sobre o status do LNLS e os planos para o futuro.