Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Eventos de Divulgação Científica

VOLTAR

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) tanto organiza eventos de divulgação científica quanto participa regularmente deste tipo de evento  promovidos pela esfera pública e por associações não-governamentais e nos quais são apresentadas as pesquisas realizadas no Laboratório.

Ciência Aberta 2017


Em 1º de julho de 2017, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriu suas portas para mais uma edição do Ciência Aberta em celebração aos 30 anos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. O evento contou com visitas guiadas pelos quatro Laboratórios Nacionais para que o público pudesse conhecer bem de perto as pesquisas e áreas de atuação do Centro.

O evento recebeu mais de 4000 pessoas interessadas em aprender sobre Ciência, que puderam participar de diversas atividades incluindo exposições, estações para manipulação de microscópios, Show da Física e palestras informais. Estavam disponíveis ainda brinquedos para as crianças, caminhões com atividades interativas e praça de alimentação com diversas opções de food trucks.

No LNLS, os visitantes puderam conhecer a única fonte de luz síncrotron da América Latina e saber mais sobre o acelerador de elétrons que é o coração desta máquina. Além disso, os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre o Sirius – a nova fonte de luz síncrotron brasileira em construção no CNPEM – projetado pelo LNLS e considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira.

Ciência Aberta 2016


O LNLS comemorou os 20 anos da primeira volta de elétrons em sua fonte de luz síncrotron UVX com o evento “Ciência Aberta” abrindo suas portas para a população no dia 21 de maio de 2016. O evento, gratuito contou com visitas guiadas às instalações do LNLS, espaço dedicado à manipulação de microscópios, praça de alimentação com food trucks, palestras informais no formato “Chopp com Ciência”, brinquedos para recreação infantil, além da presença do Caminhão Oficina Desafio, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mesmo com o frio e a chuva, mais de 3.500 pessoas participaram deste dia aberto, o que superou largamente as expectativas da organização. Mais de 700 pessoas tiveram a oportunidade de fazer a visita completa às instalações do LNLS, em que puderam visitar locais de circulação restrita até mesmo aos funcionários do laboratório, como a ponte que dá acesso ao centro do acelerador de elétrons.

O roteiro estendido também incluiu a visitação aos prédios auxiliares do laboratório, onde estão sendo desenvolvidos e medidos diversos componentes para a nova fonte de luz síncrotron Sirius, atualmente em construção pelo LNLS. Os visitantes se surpreenderam com o nível de complexidade do projeto e tiveram contato com os profissionais de diversas áreas tecnológicas envolvidas.

Opcionalmente ao roteiro estendido, foram oferecidas também visitas curtas, que proporcionaram uma visão panorâmica do acelerador, e de onde podem ser vistas as estruturas principais da fonte de luz.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e realizada nacionalmente desde 2004 com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). O objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Em Campinas, o evento conta com a parceria e coordenação municipal da Prefeitura de Campinas, já que o município aprovou em 2013, a Lei 14.655, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade, que é realizada concomitantemente à SNCT. Como parte da programação de Campinas, o CNPEM participa das ações organizadas pela prefeitura municipal, proporcionando, entre outras atividades, visitas de grupos de alunos de Ensino Médio ao LNLS e outros Laboratórios Nacionais do campus.

Reunião Anual da SBPC


A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é promovida desde 1948. A reunião conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento serve como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência em diversas áreas do conhecimento e para o debate de políticas públicas ligadas ao tema. A entrada para a reunião da SBPC é gratuita e conta com uma exposição direcionadas ao grande público e aos participantes da reunião, chamada ExpoT&C, com estandes de mais de cem instituições de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação.

O LNLS participa da ExpoT&C por meio do estande do CNPEM, em que Centro demonstra para os visitantes parte dos trabalhos realizados no LNLS e nos outros Laboratórios Nacionais: de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).