Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

NOTÍCIAS

VOLTAR

 

 

Oportunidade para Pesquisadores

Para atuar na Linha de Luz XPD do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)

Descrição de Atividades:

O candidato estará envolvido com as atividades da linha XPD do LNLS: operação da estação experimental, suporte técnico e científico a usuários, manutenção e comissionamento de nova instrumentação. Além disso, o candidato estará envolvido com o projeto científico e de intraestrutura, a construção e futuramente com a operação da linhas HARPIA (High angular resolution powder X-ray diffraction beamline) do Sirius. O candidato também deverá desenvolver pesquisa científica, orientar alunos e supervisionar pós-docs, além de participar de eventos e treinamentos ligados à difração de raios X e/ou técnicas de luz síncrotron.

LEIA MAIS

Reciclagem de poluentes para a produção de combustíveis alternativos

Pesquisa analisa a desativação de catalisadores de níquel na reforma a seco do metano

O gás hidrogênio ($\rm H_2$) é uma das melhoras alternativas aos combustíveis fósseis já que sua combustão tem como produto final apenas vapor de água. Uma forma promissora de se produzir hidrogênio é a partir do chamado biogás: metano ($\rm CH_4$) e gás carbônico ($\rm CO_2$) originado na fermentação de matéria orgânica em ambientes anaeróbicos, como aterros sanitários.

Um dos processos possíveis para essa transformação é a reforma a seco do metano (DRM, na sigla em inglês), em que se faz com que o $\rm CO_2$ e o $\rm CH_4$ contidos no biogás reajam (na presença de um catalisador) produzindo uma mistura de $\rm H_2$ e monóxido de carbono ($\rm CO$) conhecida como gás de síntese.

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o 1st Sirius Scientific Computing Workshop

O evento será realizado de 7 a 8 de março de 2018

Inscrições abertas para o 1º S²C – Sirius Scientific Computing Workshop estão abertas. O evento será realizado de 7 a 8 de março de 2018 no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron e pretende discutir os aspectos matemáticos e computacionais relacionados ao processamento de imagens e sua computação distribuída, atualmente em uso em nossas instalações.

O principal objetivo do workshop é proporcionar uma oportunidade para a comunidade compartilhar suas pesquisas em áreas relacionadas à reconstrução de imagens, segmentação e computação de alto desempenho, entre outras técnicas de processamento de imagem. A oficina oferecerá uma visão geral da teoria principal com um tutorial prático sobre vários algoritmos numéricos.

Consulte o website e saiba mais: http://pages.cnpem.br/ssc/

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a EBS 2018

Segunda edição da Escola Brasileira de Síncrotron: “Fundamentos e Aplicações” acontecerá entre 10 e 20 de julho de 2018

Estão abertas até 2 de março de 2018 as inscrições para a segunda edição da Escola Brasileira de Síncrotron: “Fundamentos e Aplicações”, que acontecerá entre 10 e 20 de julho de 2018 no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, SP. . A Escola busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa.  Com duração de duas semanas, a EBS terá aulas teóricas sobre as propriedades da luz síncrotron e fundamentos das técnicas experimentais associadas, além de práticas utilizando as instalações do LNLS.

Consulte o website e saiba mais: http://pages.cnpem.br/ebs/

LEIA MAIS

Estrutura e Atividade Catalítica de Nanopartículas de Cobre

Pesquisa investiga o efeito da adição de ceria na atividade de catalisadores para a reação de deslocamento gás-água

Catalisadores são substâncias que promovem e aceleram reações químicas sem serem consumidos durante o processo e são amplamente empregados em processos industriais na produção de diversos produtos químicos.

Em especial, catalisadores baseados em nanopartículas de cobre dispersados em um suporte de óxido beneficiam diversas reações, como a síntese de metanol, a desidrogenação de álcoois, ou a reação de deslocamento gás-água (water gas shift ou WGS) que é uma das principais reações para produção de hidrogênio em escala industrial. Nela, monóxido de carbono reage com vapor de água produzindo gás carbônico ($\rm CO_2$) e hidrogênio ($\rm H_2$).

LEIA MAIS

Desvendando propriedades eletrônicas de compostos actinídeos

Pesquisa demonstra uma forma direta e seletiva para investigação dos orbitais 5f, 6d e sua hibridação

Actinídeos são uma série de elementos químicos que constituem a base da tecnologia de fissão nuclear, encontrando aplicações em áreas estratégicas como a geração de energia, exploração espacial, diagnósticos e tratamentos médicos, e também em alguns vidros especiais. Tório (Th) e Urânio (U) são os actinídeos mais abundantes na crosta terrestre.

A compreensão mais profunda das propriedades do Urânio e de outros actinídeos é necessária não só para sua utilização mais eficiente em aplicações existentes como também para a proposição de novas formas para seu uso. No entanto, a dificuldade em se manipular esses materiais de forma segura faz com que suas propriedades ainda permaneçam relativamente desconhecidas em comparação com elementos mais leves.

LEIA MAIS

Usuários do LNLS se encontram na 27ª RAU

O evento contou com 140 participantes entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017 no campus do CNPEM

A Reunião Anual de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) atrai, todos os anos, pesquisadores brasileiros e estrangeiros para o debate, a troca de experiências e a integração da comunidade de usuários do Laboratório.

A 27ª edição do evento foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017 no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, Brasil. A reunião contou com a presença de 140 participantes de diversos países. Durante o evento, foram apresentadas 112 comunicações científicas – 22 orais e 90 em formato de pôster.

LEIA MAIS

Membros do LNLS são premiados

Prêmios foram concedidos nas conferências internacionais ICALEPCS e WIRMS

Dois membros do LNLS foram recentemente premiados em conferências internacionais. O engenheiro Daniel Tavares recebeu o primeiro prêmio concedido a profissionais em início de carreira pela conferência ICALEPCS, relacionada a sistemas de controle de grandes instalações científicas. Já o pesquisador Francisco Carlos Barbosa Maia recebeu o prêmio de melhor pôster durante o evento WIRMS, que reúne equipe e usuários de linhas de luz de infravermelho de laboratórios de todo o mundo.

LEIA MAIS

Aulas da 1ª EBS estão disponíveis online

Mais de 25 horas de aulas da Escola Brasileira de Síncrotron foram publicadas no canal do LNLS no YouTube

As aulas teóricas da 1ª Escola Brasileira de Síncrotron já podem ser assistidas no canal do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no YouTube. Os tópicos das aulas disponibilizadas incluem conceitos básicos da produção de luz síncrotron e suas principais propriedades, além de um quadro geral das técnicas de difração e espalhamento de raios X, espectroscopias de raios X e técnicas de imagem e tomografia de raios X.

LEIA MAIS

NOVOS CATALISADORES PARA A SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Pesquisa propõe novo mecanismo para a reação de homoacoplamento C-C do tipo-Suzuki catalisada por nanocubos de paládio

A produção de compostos químicos a partir de moléculas orgânicas mais simples é de grande importância para diversos processos industriais. Ela se baseia na ligação entre carbonos dos compostos orgânicos precursores, auxiliada por catalisadores (tipicamente, metais de transição). Essas reações permitem a obtenção de substâncias naturais e sintéticas para desenvolvimento de novos materiais, como polímeros e fármacos.

Em especial, as chamadas reações de acoplamento cruzado carbono-carbono (C-C), em que duas moléculas precursoras diferentes são ligadas para formar o composto químico final, são de tamanha importância que seu desenvolvimento rendeu aos pesquisadores Richard F. Heck, Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki o prêmio Nobel de química de 2010.

LEIA MAIS

SALA DE IMPRENSA