Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Notícias

Membros do LNLS são premiados

VOLTAR

Prêmios foram concedidos nas conferências internacionais ICALEPCS e WIRMS


Dois membros do LNLS foram recentemente premiados em conferências internacionais. O engenheiro Daniel Tavares recebeu o primeiro prêmio concedido a profissionais em início de carreira pela conferência ICALEPCS, relacionada a sistemas de controle de grandes instalações científicas. Já o pesquisador Francisco Carlos Barbosa Maia recebeu o prêmio de melhor pôster durante o evento WIRMS, que reúne equipe e usuários de linhas de luz de infravermelho de laboratórios de todo o mundo.

Daniel de Oliveira Tavares (foto de cima) e Francisco Carlos Barbosa Maia (foto de baixo)

ICALEPCS

Daniel de Oliveira Tavares recebeu o primeiro prêmio concedido pela conferência ICALEPCS (International Conference on Accelerator and Large Experimental Physics Control Systems) a profissionais em início de carreira (Early Career Award) por seu trabalho no design de hardware para sistemas de Monitores de Posicionamento de Feixe (BPM) e de Feedback de Órbita, assim como por seu envolvimento com o movimento de Hardware Aberto.

Em um projeto de Hardware Aberto, os arquivos do projeto não só estão publicamente disponíveis, como também podem ser alterados e até mesmo usados de base para outros projetos. Desde 2012 o LNLS participa ativamente de projetos Hardware Aberto na comunidade de aceleradores de partículas, particularmente em eletrônica de BPM, envolvendo empresas, universidades e centros de pesquisa.

A conferência ICALEPCS tem como objetivo promover a colaboração entre especialistas de todo o mundo em sistemas de controle de grandes instalações científicas, como aceleradores de partículas e fontes de luz.

WIRMS

Outro prêmio foi dado ao pesquisador Francisco Carlos Barbosa Maia durante evento WIRMS (International Workshop on Infrared Microscopy and Spectroscopy with Accelerator Based Sources), desta vez o de melhor pôster.

WIRMS é um evento chave para a discussão de nova ciência e tecnologias inovadoras entre equipe e usuários de linhas de luz de infravermelho e terahertz nas instalações de Síncrotron (SR), Energy Recovery Linac (ERL) e Free Electron Lasers (FEL) em todo o mundo.