Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

TÉCNICAS

VOLTAR

TÉCNICAS DISPONÍVEIS


 

As técnicas e configurações experimentais a seguir estão disponíveis nesta linha de luz. Para saber mais sobre as limitações e requerimentos das técnicas, contate o coordenador da linha de luz antes de submeter sua proposta.

 

Espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) com amostras líquidas e sólidas


Este experimento permite a determinação de parâmetros estruturais tais como distâncias presentes nas moléculas, raio de giro, tamanhos de poros, massa, morfologia, estado de agregação etc, com dimensões que vão de 1 a  > 100 nm. A tabela abaixo resume os parâmetros disponíveis na linha SAXS1.

 

Intervalo em q (nm-1)
Distância amostra-detector (m)
0,1 – 5,0
1,0
0,08 – 3,0
1,5
0,04 – 1,5
3,0

 

Bio-SAXS


Esta técnica é especifica para amostras biológicas, permite ainda a obtenção e construção de modelos tridimensionais em baixa resolução, através da técnica ab initio. Devido a ampla faixa de intervalos em q que podem ser atingidos é possível realizar estudos de moléculas de tamanhos variados. Nestes experimentos, um Autosampler SparkHoland é usado para injeção automática de amostras biológicas.

 

Espalhamento de raios X a baixo ângulo resolvido no tempo (TR-SAXS)


Esta técnica permite acompanhar mudanças de tamanho e propriedade das moléculas estudadas em um dado intervalo de tempo com velocidade de aquisição de alguns milissegundos até > minutos.

 

Espalhamento de raios X a amplo ângulo (WAXS)


Este experimento permite a determinação de estruturas de mais alta resolução de estruturas cristalinas de polímeros e fibras, uma vez que utiliza a análise dos picos de Bragg para determinação dos planos cristalinos e consequentemente distância inter-planares. Permite avaliar as modificações de propriedades estruturais pela aplicação de diferentes condições em materiais, inclusive biológico.